Quer aumentar suas vendas? Conheça 4 dicas que podem transformar você em um grande vendedor! Vender é uma arte milenar. Muito antes de surgir o sistema de compras e vendas que conhecemos hoje, a humanidade já vendia. Nossos ancestrais trocavam entre si mercadorias e, desde aquela época, só os melhores negociadores eram escolhidos por seus líderes para ir a campo. Hoje não é diferente e quando se fala em bons vendedores, o funil fica ainda mais apertado. Então, para ajudar a despertar o vendedor que existe aí dentro, preparamos uma série de dicas para aumentar suas vendas. O primeiro passo é conhecer as quatro etapas de uma venda: 1 – Prospecção: no início, você precisa identificar clientes em potencial e saber quem são seus concorrentes. 2 – Abordagem: é o momento de fazer contato, se apresentar, ganhar confiança e falar do seu produto. 3 – Negociação: hora de falar sobre preços, prazos e datas de entrega. 4 – Fechamento: por último, o momento decisivo de assinar o contrato. Agora sim, vamos para as quatro dicas infalíveis de como ser um bom vendedor:
- Saiba qual é o seu objetivo
Sabendo qual é sua meta e para quem quer vender, você vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar seu produto ou serviço. Não adianta atirar para todos os lados: para vender é preciso planejar e ter metas bem definidas.
- Acredite no seu produto
A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.
- Conheça seus clientes
Se você tiver tempo para investigar como são as pessoas para quem você quer vender, ponto para você. Mas isso nem sempre é possível, principalmente no primeiro contato. Portanto, apure seu poder de sondagem! Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente, para poder assim mostrar todo o potencial do seu produto.
- Seja entusiasmado, paciente e persistente.
O cliente só vai dar o “sim” que você espera se você conseguir encantá-lo. Não se esqueça: você não é o único que está vendendo. Pense sempre que seu cliente já foi abordado por outros vendedores, então se você conseguir despertar entusiasmo dele, é com você que ele vai comprar. O ciclo de venda pode ser longo, dependendo do público-alvo e das características do produto ou serviço que você oferece. O importante é não tentar pular nenhuma das fases, você precisa se manter no domínio da venda. Acredite que você não está oferecendo apenas um produto, mas sim um benefício, uma solução para a vida de quem compra. Também esteja preparado para não vender – mas sem deixar que as portas se fechem, se coloque sempre à disposição para retomar a conversa – e esteja pronto para começar tudo de novo. Um bom vendedor é, acima de tudo, alguém que gosta de criar e manter bons relacionamentos. Fonte: Creci-RJ / Equipe Granatum – 10/10/2015