Existem diversos aspectos que influenciam na venda de imóveis atualmente e um deles é o atendimento prestado. A forma de pesquisar e adquirir um bem ou imóvel mudou e, com isso, o jeito de tratar o cliente ganha cada vez mais importância. O consumidor costuma já ter diversas informações e pesquisas e cabe ao corretor atendê-lo com excelência.
O bom atendimento vai muito além de responder e-mails e oferecer imóveis. O corretor trabalha com o sonho de alguém, por isso, muitos laços emocionais e afetivos podem ser criados. No momento de adquirir um lar, as pessoas buscam não somente informação, mas também confiança e ajuda. O corretor de imóveis deve oferecer esse aporte emocional se deseja crescer e ter uma cartela de clientes cada vez maior e fiel.
Para oferecer um bom atendimento, fidelizar seu cliente e ainda ter a chance de ser indicado por ele para amigos e parentes, confira 5 dicas:
Esteja disponível
A tecnologia trouxe agilidade em muitos processos, entre eles, a comunicação. A instantaneidade de muitas ferramentas acaba minando a paciência dos clientes. Pesquisas apontam que o tempo de resposta máximo que alguém espera em um negócio é de 1 dia. Por isso, é indispensável um bom smartphone e acesso à e-mail, redes sociais e aplicativos como WhatsApp.
Quando estiver em contato com um cliente em potencial, pergunte qual meio de contato ele prefere. Muitas pessoas passam seu e-mail pessoal ao corretor e não o utilizam no horário comercial ou preferem mensagens em aplicativos em vez de ligações. Para não errar, pergunte!
Saiba reconhecer limites
WhatsApp, número de celular e perfil em redes sociais podem e devem ser utilizados nos negócios, desde que você saiba como. Apesar da suposta informalidade existente nesses meios de comunicação, alguns cuidados são necessários para manter o profissionalismo. Não entre em contato fora do horário comercial (a não ser que o cliente peça), evite gírias, emojis e palavras inadequadas.
Lembre-se sempre que a relação corretor-cliente deve se basear na ética e no profissionalismo.
Escute o cliente
O corretor provavelmente entende mais sobre imóveis do que o consumidor, mas isso não precisa ser explicitado. Além de ser desagradável, faz com que o profissional não se atente a um ponto muito importante: prestar atenção e escutar o cliente. Muitas questões devem ser levantadas para saber que tipo de imóvel oferecer à pessoa. Para conhecer melhor o perfil e o que o consumidor procura, é preciso saber ouvir.
Conheça seu produto
Um corretor lida diariamente com diversos imóveis e clientes e é quase impossível decorar todos os detalhes a respeito de cada um deles. No entanto, conhecer o imóvel, seus pontos fortes e fracos são importantes na hora da negociação.
Se achar útil, faça fichas para cada casa ou apartamento. Assim você pode catalogar todas as informações sobre o imóvel e também detalhes e curiosidades como as facilidades encontradas no bairro (comércio, hospitais, escolas etc.).
Mostrar-se bem informado traz segurança ao comprador, que se sente bem atendido.
Seja organizado
Além de ser uma dica para melhorar o atendimento ao cliente, a organização colabora com todo o fluxo de trabalho. Em relação ao bom atendimento, ter essa qualidade é indispensável para fornecer as informações pedidas pelo cliente com rapidez e eficiência. Sem uma boa organização, você pode acabar confundindo prazos, valores, características dos imóveis e até os clientes.
Invista em agendas, fichas para catálogo, aplicativos e ferramentas de anotação, assim como outras ferramentas que achar necessário para encontrar todas as informações que precise de forma rápida e prática.
Realizar o atendimento com excelência é importante para ser reconhecido em seu ramo de atividade e vencer a concorrência.
A propaganda boca a boca ainda é muito eficaz no mercado imobiliário e a satisfação do cliente pode trazer diversos novos negócios.
Fonte: Imobilinks