Uma boa descrição de imóveis é algo essencial para o site de uma imobiliária que queira ter sucesso nas vendas. Afinal, ao pesquisar um imóvel na web, o cliente não consegue enxergá-lo fisicamente. Ele vê apenas algumas fotos e, mesmo que elas sejam de qualidade, isso não é a mesma coisa que uma visita presencial.
Portanto, é preciso que a imobiliária trabalhe com outros elementos que possam dar apoio nesse processo de cativar o consumidor. Sendo assim, há uma grande variedade de componentes que podem contribuir com isso, mas o melhor deles, sem dúvida alguma, é a descrição.
Pensando nos resultados, o intuito de um site não é somente ser algo bonito, ele precisa proporcionar a realização de vendas também pela web, que é um canal cada vez mais essencial na vida das pessoas.
Por isso, preparamos 5 dicas importantes para que você faça uma excelente descrição de imóveis no seu site. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura!
1. Elabore um bom título
O primeiro passo para fazer uma boa descrição de imóveis é elaborar um bom título, que tenha o poder de atrair o cliente. O motivo é bem simples: há diversos imóveis sendo anunciados na internet, em muitos portais diferentes. Então o desafio é entender como se destacar em meio a essa multidão.
Não cometa o erro de fazer algo muito simplista, como, por exemplo, um anúncio que diga apenas “Vende-se Apartamento”. Imagine só quantos classificados de imóveis vão aparecer no Google quando alguém digitar essas palavras em sua pesquisa? Serão muitas indicações de páginas, acredite!
Portanto, além de fazer um título que seja chamativo, faça também o exercício de se colocar no lugar do consumidor e pense como alguém interessado no imóvel buscaria por ele. Um bom exemplo seria: “casa de 2 dormitórios, à venda no Bairro X, na cidade Y”. Entendeu?
Dessa maneira, além de ajudar o consumidor a encontrar o que ele deseja especificamente, é possível qualificar melhor a pessoa que faz a pesquisa. No nosso primeiro exemplo, alguém que buscasse um apartamento com essas características jamais acharia o anúncio.
2. Seja objetivo
Uma boa dose de objetividade também é algo essencial para construir um anúncio que contenha uma boa descrição.
Destacamos, então, que a melhor tática é focar nos primeiros 200 caracteres da descrição, pois quando estamos falando de anúncios, principalmente nos portais imobiliários, são as primeiras linhas que costumam ter destaque quando um consumidor faz a pesquisa.
Ou seja, nesse momento você estará concorrendo com muitas outras imobiliárias. Então, é preciso chamar a atenção de alguma forma, a fim de atrair o público. Assim, você conquista o seu futuro cliente, que será instigado a visitar o anúncio.
Portanto, tente colocar o que é essencial logo no primeiro parágrafo, para que o cliente permaneça no anúncio do seu interesse. Depois você pode trabalhar melhor outros detalhes.
3. Foque nos diferenciais
Muitas vezes, são os detalhes que podem conquistar de vez o cliente. Afinal, o básico está presente em muitas propriedades. Então é preciso mostrar quais são os diferenciais do imóvel, indicando seus pontos positivos, para que seja mais fácil convencer os compradores de que ele é vantajoso.
Um bom exemplo de vantagem que pode ser destacada é o imóvel contar com uma suíte, ter closet ou armários embutidos. Além disso, pode-se destacar também a presença de alguns espaços, como uma garagem coberta ou uma área de lazer com piscina, principalmente se o imóvel for localizado em um condomínio.
Além de destacar todos os imóveis, lembre-se de descrever qualquer ponto que possa gerar mais de uma interpretação durante a visualização das fotos internas e externas. A verdade é que uma pequena particularidade já pode ser o suficiente para despertar o interesse pelo imóvel.
4. Desenvolva uma boa escrita
Uma exigência básica para qualquer descrição de imóveis é o uso de uma escrita clara e correta. Com a boa utilização do português, além de passar as informações de forma correta, você também transmite credibilidade para quem visita o seu site.
Aliás, tome muito cuidado com isso, pois a negligência nesse aspecto pode ser um grande motivo para alguém desistir da compra, seja pela péssima impressão que o texto mal escrito pode causar, seja pela má interpretação do seu anúncio.
Portanto, além de se atentar à coerência, à concordância e à ortografia, procure construir frases que tenham conexão, para que a leitura do texto possa fluir naturalmente.
Lembre-se de que o seu anúncio é como um cartão de visitas. Por isso, é preciso passar a imagem de profissionalismo, sendo que o primeiro passo para isso é utilizar uma escrita de qualidade na hora de descrever o imóvel.
5. Utilize a localização a seu favor
A nossa última dica é apostar nos pontos fortes da localização do imóvel, pois os clientes não estão interessados somente no imóvel em si, eles querem saber se o custo-benefício de morar nele vale a pena.
Para que isso seja possível, ele precisará ter condições de analisar um conjunto de fatores, sendo que a localização é um ponto muito importante.
Procure trazer um conteúdo com informações que sejam relevantes, principalmente sobre o bairro e a região em que a propriedade está localizada. Afinal, a localização tem um papel fundamental na rotina de quem passa a morar no imóvel e usufruir dele.
Foque principalmente nas facilidades e nas opções de lazer que ela oferece, como no acesso ao transporte público, por exemplo. Além disso, verifique se há supermercados, farmácias, bancos, escolas, parques e shoppings por perto.
Lembre-se também de que não basta ter uma descrição boa se as imagens do imóvel forem de baixa resolução. Saiba que esses dois elementos são complementares, sendo que ambos devem ter qualidade.
Seguindo esses passos, você e a sua imobiliária estarão em plenas condições de enfrentar a concorrência, apresentando anúncios que sejam capazes de conquistar a clientela.
Fote: Ingaia
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES