Se você é um corretor iniciante e gostaria de saber mais sobre o mercado e como você pode se destacar na profissão, confira agora algumas dicas importantes:
Estrear em uma profissão nunca é uma tarefa fácil, mas traz muitos benefícios para quem vai iniciar em uma nova área. A empolgação e o brilho no olhar de quem está iniciando sua carreira é um excelente impulsionador quando o assunto é mercado imobiliário. Causar uma primeira impressão positiva entre os colegas de trabalho é tão importante quanto conseguir a atenção daquele cliente que está pronto para fechar a compra de um imóvel incrível com uma excelente comissão. Confira algumas dicas para corretores de imóveis iniciantes.
Dica 1: porte-se bem em todas as ocasiões e oportunidades
Portar-se bem vai muito além de simplesmente estar bem vestido e falar corretamente com o cliente. Estar preparado para atender um potencial comprador é a melhor forma de conseguir uma primeira boa impressão e destacar-se no seu atendimento. Seja cordial e procure parecer sempre disposto a ajudá-lo, mesmo quando desconfiar que aquela compra pode não ir adiante. É de extrema importância que o comprador sinta-se confortável e confie no seu trabalho. Demonstrar confiança e segurança no que você discute com ele é um medidor de como conduzir as conversas e direcionar suas forças rumo ao fechamento do negócio.
Saiba identificar as dúvidas dos clientes e oferecer a sua ajuda sempre que perceber a necessidade. O cliente precisa notar que você está apto para atendê-lo e disposto a resolver qualquer eventual problema ou dificuldade.
Dica 2: Seja profissional sempre
Se o cliente der brecha para outras pautas no decorrer dos encontros para falar sobre o imóvel de seu interesse, saiba dosar o entusiasmo ou despreocupação com o assunto. Você pode falar sobre o resultado do futebol no final de semana ou o último lançamento do cinema, mas lembre-se de ser profissional e saber identificar as brechas na conversa para conduzir a outros assuntos.
O contato por e-mail ou apps de conversa também deve mostrar profissionalismo. Saiba quando abordar o cliente, entendendo os melhores horários para falar sem ser invasivo ou perder a sua chance de ser respondido.
Lembre-se também de estar sempre preparado para chegar ao trabalho ou atendimento com cliente no horário, pois a pontualidade é fundamental e conta pontos dentro da empresa onde você trabalha e fora dela.
Dica 3: Estude muito e diferencie-se dos demais através do conhecimento
Essa dica é dupla e muito importante: estudar bastante e ter um diferencial. Conhecimento nunca é demais e abre muitas portas ao longo da vida. Se você tem a oportunidade de estudar mais sobre o mercado e sua área de atuação, vá em frente! Procure sempre saber mais, entender as novidades que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia e como você pode aprimorar o seu trabalho. Esse tipo de conhecimento ajuda a tornar o seu marketing pessoal melhor, além de fazer com que você se destaque em um mercado cada dia mais competitivo.
Todo o diferencial é necessário para sair na frente em conhecimento e mostrar dedicação ao seu trabalho correndo atrás de novas oportunidades de saber ainda mais.
Dica 4: Abrace oportunidades
Às vezes a sua melhor oportunidade de fechar vendas está em quem você menos espera. Não tenha preconceitos e saiba atender a todos com a mesma dedicação, pois desta forma os clientes estarão dispostos a te ouvir e enxergarão a qualidade do seu trabalho.
Pode acontecer, por exemplo, da venda ou compra do imóvel ainda ser uma dúvida na cabeça do cliente e você conseguir ajudá-lo a tomar decisões e seguir adiante com a negociação.
Dica 5: Esteja no mercado digital
O presente do mercado de imóveis já é digital e ter presença online ajuda a fazer a diferença na hora de anunciar e vender seus imóveis. Crie páginas, anuncie em apps e plataformas de compra de mídia digital, estude e conheça o seu público-alvo para direcionar melhor as vendas e, por fim, trabalhe o seu marketing pessoal.
O ambiente digital é onde estão as oportunidades de inovação no mercado imobiliário e muitas empresas e profissionais já sabem e se aproveitam disso para vender mais. Lembre-se que, hoje em dia, esse tipo de estratégia já é o básico necessário para sair a frente e que em um futuro não muito distante, as redes e portais terão ainda mais relevância para assuntos imobiliários.