A administração de conflitos é essencial para o corretor de imóveis, sabia? Então descubra o porque é uma habilidade imprescindível e dicas para melhorá-la!
Administração de conflitos: porque essa é uma habilidade essencial para corretores de imóveis?
Toda profissão possui desafios que devem ser enfrentados da forma correta, uma delas é a administração de conflitos. E na profissão de corretor de imóveis não é diferente, pois também é exigido desse profissional a habilidade de administrar conflitos que possam surgir ao longo da transação imobiliária, sabia?
Se você atua no mercado imobiliário como corretor de imóveis, já sabe que situações conflitantes é algo comum, não é mesmo? Confira alguns motivos para essa ser uma habilidade essencial para corretores de imóveis!
Conflitos entre locador e locatário
Na locação de imóveis, algo comum de ocorrer são conflitos entre locador e locatário, causados por diversas razões, como atraso do aluguel, problemas com imóvel, divergências na manutenção, entre outros.
Com isso, o corretor de imóveis deve estar preparado para administrar esses conflitos da melhor forma, evitando piorar o atrito e buscando uma resolução que deixe locador e locatário satisfeitos.
Locatário/locador e imobiliária
Divergências entre locador/locatário e imobiliária é outra situação que também precisa de uma boa administração de conflitos feita pelo corretor de imóveis.
Nesse tipo de conflito, o corretor precisa lidar com diversas questões, por isso, precisa ter jogo de cintura para propor uma solução que agrade a todos os envolvidos.
Comprador e vendedor de imóveis
A compra de um imóvel pode ser bem delicada, afinal, é uma aquisição com valor considerável. Então, o corretor precisa estar atento a cada parte do processo de compra, documentação, além de considerar as solicitações e dúvidas tanto do comprador quanto do vendedor do imóvel.
Negociação
O corretor de imóveis lida com negociação o tempo todo, tanto em transações imobiliárias corriqueiras, como locação, até nas vendas de imóveis com valor elevado.
Dessa forma, é necessário saber negociar e resolver conflitos que podem surgir nesse processo para fechar mais vendas e negócios, mas primeiro prestar bons serviços aos seus clientes.
Dicas para administração de conflitos no trabalho dos corretores de imóveis
Quer administrar melhor os conflitos no seu trabalho como corretor de imóveis?
Então confira nossas dicas:
Aceite o conflito
Muitos profissionais tendem a reclamar ou ficar sem ação quando se deparam com situações conflitantes no trabalho. O ideal é, no entanto, aceitar o conflito com parte da vida profissional, afinal, qualquer tipo de relacionamento há conflito.
A partir disso, você consegue lidar melhor quando surgem situações conflitantes no trabalho, buscando sempre as melhores ações para a administração de conflitos.
Saiba ouvir
Outro ponto a ser trabalhada na administração de conflitos é saber ouvir. Desse modo, você consegue entender com mais clareza o que está acontecendo. E saiba que para isso é preciso ouvir todas as partes envolvidas no conflito.
Escutar atentamente cada uma das partes é a principal forma de entender o que motivou o conflito e, consequentemente, conseguir avaliar bem a situação e tomar um posicionamento justo, que deixar todos confortáveis, usando um tom conciliador, mas justo diante da situação conflituosa.
Tenha controle emocional
É comum ficar com o emocional abalado durante qualquer situação onde é preciso fazer a administração de conflitos. Entretanto, ter controle emocional é essencial para que você encontre a melhor solução, ainda mais os corretores de imóveis que lidam com tantas atividades e pessoas ao longo da sua rotina diária de trabalho.
No momento que o conflito acontece, ser racional é algo imprescindível para manter a situação no controle, pois, mesmo que seja difícil, é o emocional que pode ajudar ou atrapalhar na resolução assertiva e justa do conflito.
Ter calma e controle das emoções é necessário para que a situação se resolva. Todavia, nem sempre todos os envolvidos vão ficar calmo, se for o caso, dê um tempo para que todos deixem o nervosismo de lado. Em outro momento, retome a conversa e a administração do conflito.
Lembre-se de não adiar a conversa por um longo período, pois isso pode passar a impressão de descaso ou falta de empatia com os envolvidos no conflito, além de deixar um clima ruim entre colegas de trabalho e clientes.
Fonte: Ibresp
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação