A compra de um imóvel é a realização de um sonho comum entre os brasileiros, mas, antes de fechar negócio é preciso analisar as diversas opções presentes no mercado e estipular quais são as variáveis mais relevantes para você e sua família. As transações no mercado imobiliário geralmente possuem um alto valor envolvido, por isso, o processo de compra requer cautela, planejamento e estudo. Alguns priorizam uma boa localização, outros preferem um imóvel amplo, há também quem procure uma propriedade com área de lazer ou apenas que caiba em seu orçamento. São inúmeras as variáveis, mas, entre elas, quais são consideradas mais relevantes para a escolha de um novo lar e quem são seus possíveis compradores?
Para definir o valor de um imóvel existem três componentes destacados: o vendedor, o comprador e a propriedade. Com isso, uma série de fatores irão interferir diretamente na negociação dos preços. Deste modo, o mercado imobiliário está diretamente ligado aos fatores de cada um dos agentes que o compõe, sendo impactado, ainda, por uma série de variáveis que irão contribuir para a determinação do preço final. É a chamada assimetria de informações.
Um estudo realizado com corretores imobiliários da Grande Vitória explica que a identificação do grau de importância, atribuído a cada variável dos imóveis residenciais no mercado imobiliário capixaba, é crucial para a comercialização. Entre as variáveis mais importantes, estão a segurança nas proximidades da residência, localização, formas de pagamento, taxa de condomínio, valor unitário e estado de conservação do imóvel, existência de elevadores, reputação da construtora, padrão de acabamento, proximidade de supermercados, vista do imóvel, padrão da vizinhança, número de vagas de garagem, tamanho do imóvel, número de quartos, acessibilidade, garagem coberta, existência de varanda, posição do imóvel (face voltada para o norte) e proximidade de centros comerciais.
Por sua vez, as variáveis consideradas menos importantes são: proximidade de hospitais, distância do imóvel ao centro do município, proximidade de familiares, aceitação de outros bens como parte do pagamento, existência de piscina, quantidade de apartamentos por andar, número de unidades prediais, proximidade de locais de entretenimento, de escolas ou faculdades, também nessa ordem.
Outras variáveis, como área de lazer, qualidade da construção, quantidade de banheiros, estado de conservação e número de suítes também são citadas na pesquisa como influenciadoras de preço. Mas existem também fatores externos positivos, como áreas verdes, praias, clima, segurança, trânsito e farmácias; e negativos, como ruídos, poluição do ar e proximidade de aterros sanitários, que também são considerados influenciadores. Porém, observar e avaliar o impacto das externalidades positivas no preço de um imóvel é difícil, pois não existe um mercado para a segurança, para a poluição ou para o trânsito.
A pesquisa apontou também a existência de um “padrão” de cliente no mercado imobiliário, identificado neste estudo como indivíduo do gênero masculino, faixa etária de 36 a 45 anos, casado e com dois filhos, ensino superior completo e renda familiar mensal acima de R$ 4.500,00, adquirindo um imóvel do tipo apartamento, com a intenção de morar nele. Por mais que exista um perfil padrão de cliente, vale ressaltar que muitos são os possíveis compradores e eles possuem interesses diferentes. Por isso, é importante que o cliente, juntamente com o corretor, estipule as variáveis desejadas antes de procurar um imóvel.