A Fiscalização do CRECI-ES segue a sua trajetória de combate permanente ao Exercício Ilegal da Profissão, bem como a adoção de parcerias com órgãos governamentais para ampliar o cerco aos ilegais e aos contraventores. Nesta quarta-feira (28), este trabalho foi destacado quando os fiscais do CRECI-ES participaram juntamente com a Policia Militar e Civil em uma ação para desbaratar uma empresa imobiliária que foi denunciada ao CRECI-ES, por estar funcionando sem registro, portanto, incorrendo em contravenção penal, ao publicar anúncios capciosos, na tentativa de atrair clientes. O cliente ao chegar no local da empresa, era abordado de uma forma bem assertiva para fazer desembolsar quantias para aquisição de imóvel.
As denúncias foram apuradas, e o Exercício Ilegal da Profissão foi constatado, visto que os vendedores dos imóveis anunciados, não possuíam registro no CRECI-ES, e estavam agindo de má fé ao realizarem anúncios publicitários em redes sociais e sites de vendas com promessas aos consumidores de parcelas acessíveis, sem burocracia e sem consulta aos órgãos SPC e SERASA.
Os responsáveis por ofertar esses empreendimentos foram autuados, e também orientados pelo departamento de Fiscalização a não trabalharem mais dessa maneira, sem estarem devidamente inscritos no CRECI, como determina a Lei.
O presidente do CRECI Aurelio Cápua Dallapícula afirma que o departamento de Fiscalização tem como princípio a ação orientativa, informando sobre os pontos mais importantes da legislação que rege a atividade. “Nossa equipe esclarece as dúvidas, explica os procedimentos e indica quais os caminhos que devem ser seguidos. Com relação aos contraventores, nosso intuito é coibir essas ações no mercado, que geralmente são muito danosas aos consumidores. Além disso, priorizamos por valorizar os corretores que estão devidamente regularizados junto ao Conselho”, explicou Dallapícula.
A sociedade deve estar atenta, denunciar, e em contrapartida, certificar-se de que a condução da transação é de efetivo com um corretor regularizado e não com um contraventor. Com a denúncia do público é possível identificarmos as pessoas que exercem a profissão de forma ilegal. A atenção no momento da compra é fundamental, pois não são raros os casos de estelionatários atuando no mercado e se fazendo passar por profissionais inscritos.
Essas denúncias podem ser realizadas no site: www.crecies.gov.br de forma anônima e sigilosa, bem como a pesquisa pelo nome do corretor, para verificar se realmente ele está inscrito no CRECI e se é um profissional qualificado para intermediar transações imobiliárias.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação