ES Hoje
Duas mil e setecentas toneladas. Este é o balanço de material sólido retirado das redes de drenagem de Vila Velha no período de janeiro a agosto deste ano. Diariamente, a Secretaria de Obras (Semob) está presente nas ruas da cidade para realizar o serviço de limpeza e desobstrução de caixas ralos (bueiros). O trabalho é importante para facilitar o escoamento das águas das chuvas.
Entre os materiais mais comuns encontrados nas redes estão papel, plástico, areia, brita e madeira. “Retiramos uma média mensal de 340 toneladas de material das redes de drenagem. O serviço é realizado periodicamente visando a minimizar os alagamentos na cidade. É importante que a população também colabore com a limpeza descartando restos de construção e lixo em locais adequados”, disse o secretário adjunto de Obras, Zeonilton Neves.
O serviço é realizado manualmente e com o auxílio de um caminhão torpedo. Durante este mês, equipes da Semob darão continuidade aos trabalhos com atendimento em diversos bairros. O serviço será realizado em Parque das Gaivotas, Coqueiral de Itaparica, Praia da Costa, Itapoã, Boa Vista, Soteco, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo, Ataíde, Garoto, São Torquato, Paul, Ilha da Conceição, Cobilândia, entre outros.
Nos anos de 2009 e 2010, o serviço de limpeza garantiu a retirada de 7,6 mil toneladas de material sólido das redes de drenagem. O trabalho é importante para minimizar os impactos das chuvas no município.