Extra
Acontece até dia 30 de junho a versão capixaba da mostra de decoração Morar Mais por Menos, que também inclui outras cidades no roteiro, como o Rio de Janeiro. São 37 ambientes, que foram criados por 50 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. A ideia é apresentar soluções práticas, sustentáveis e criativas tanto para o consumidor final quanto para o profissional que sugere a decoração aos seus clientes. Nos ambientes apresentados em Vitória, encontra-se o uso de diversos materiais reciclados, como pastilhas de madeira de reaproveitamento, vidro estilhaçado, madeira reciclada e até mesmo objetos achados em um ferro velho.
É o caso da decoração do quarto do casal, em que Christian Vieira e Rodney Moreira fizeram arandelas com o farol de um carro e restauraram uma bicicleta dos anos 40 para a decoração. A mostra também reúne um trabalho comunitário. Para a cozinha, por exemplo, os assentos artesanais usados nos bancos são criação da artesã e designer Jacqueline Chiabay e desenvolvidos em parceria com artesãs de comunidades rurais do Espírito Santo e com o núcleo de produção dentro do sistema prisional feminino.
Outro exemplo de sustentabilidade é a criação de Rose Rezende e Thaise Rezende que, no jardim, escolheram uma pérgula tem teto e lateral de vidro para melhor aproveitamento da luz solar, além da instalação de um equipamento para captação e tratamento da água pluvial. Na mostra, os visitantes podem fazer negócios com os próprios fornecedores, e em cada ambiente, há placas que informam os preços.