Msn
A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), com mil entrevistados de 70 cidades do país, mostra que poucos guardam dinheiro para a compra do imóvel.
Em julho deste ano, apenas 8% das famílias brasileiras que têm dinheiro guardado pretendem usá-lo para a compra de um imóvel. Em 2012 e 2011, o percentual era ainda menor: 6%.
Segundo os dados da entidade, o percentual de famílias que guardam dinheiro para a compra de um imóvel diminuiu nos últimos anos. Em 2006, por exemplo, mais de 13% das famílias pretendiam usar o dinheiro guardado para adquirir uma casa ou apartamento.
Poupadores
De acordo com a pesquisa, 16% dos brasileiros entrevistados disseram que guardam algum dinheiro. Além de imóveis, o maior motivo para este ato é a preocupação com o futuro ou alguma eventualidade, com mais de 73% das respostas.
Reformar a casa aparece em segundo lugar entre as prioridades, com 11%, seguida pela compra de um imóvel, 8%, compra de automóveis, 7%, gastar com lazer, 6%, e adquirir eletrodomésticos, motivo para poupar para 3% dos brasileiros.