Tv Vitória
O comandante da Defesa Civil Estadual, Coronel Dilzepe, falou sobre os prejuízos causados pela chuva que atinge a Grande Vitória desde a última segunda-feira (18), durante uma entrevista no programa Fala Manhã, da TV Vitória.
“Após as fortes chuvas, vamos passar a fazer contato com a Defesa Civil dos municípios para que possamos consolidar o número de vítimas, no sentido de desabrigados e desalojados. Vamos também verificar se os municípios vão decretar situação de emergência ou estado de calamidade, vamos aguardar o parecer da prefeitura para que a gente possa fazer a avaliação pela Defesa Civil Estadual e encaminhar ao Governador, para a homologação, se for o caso”, explica.
Segundo o Coronel Dilzepe, o número de desabrigados e desalojados aumentou desde a noite desta terça-feira (19).
“São 62 pessoas desabrigadas e 419 pessoas desalojadas, a maioria em Cariacica e em Vila Velha. A questão dos desabrigados, só para reforçar, é de que precisam de um abrigo provido pelo sistema da Defesa Civil. Desalojado é aquele que pode ir para a casa de um parente, de um amigo, e que tem condições de retornar para sua residência depois”, disse.
Sobre o município de Vila Velha, que já decretou situação de emergência, o Coronel explicou o que está sendo feito.
“Pelos números que a gente tem, é o município que sofreu mais com a chuva. Nós entramos em contato com a Defesa Civil Municipal e designamos um oficial do Corpo de Bombeiros para montar esquema de operações. O Exército disponibilizou viaturas e homens para ajudar o município nessa fase de socorro. A gente tem que prestar o auxílio a população para retirada das áreas de risco”, disse.