Folha Vitória
Dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Flexconsult/Rede Vitória revelam que a satisfação da população capixaba em relação à Assembleia Legislativa melhorou, mas no entanto ainda continua baixa. De acordo com o levantamento, o saldo entre aprovação e reprovação ficou em 17,20% contra 12,20% do estudo anterior realizado em novembro do ano passado.
Do total de entrevistados, 28% disseram que aprovam o trabalho da Assembleia. O índice de reprovação é de 10,8%. Ainda de acordo com a pesquisa, 4,2% disseram que o desempenho da Casa é ótimo; bom 23,80%; regular 33%; ruim 4,60% e péssimo 6,2%. Não souberam ou não responderam somam 28,2%.
O Instituto Flexconsult ainda perguntou aos capixabas qual a satisfação que eles têm do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Theodorico Ferraço (DEM). Apesar da melhora, os dados mostram que o saldo entre aprovação e reprovação também é considerado baixo. De acordo com a pesquisa, a avaliação ficou positiva em 18,2% contra 9,2% do estudo anterior.
Questionados sobre a avaliação de Ferraço, 28% dos entrevistados aprovam seu desempenho. O índice dos que reprovam é de 10%, uma queda de dois pontos em relação ao levantamento feito em novembro. Do total das respostas, 3% consideram o seu trabalho ótimo; bom 25,20%; regular 26%; ruim 3,8% e péssimo 6,2%. 35,8% não souberam ou não responderam.
O cientista político e professor de pós-graduação Fernando Pignaton afirma que, mesmo com a melhora nos índices de satisfação, o número dos que desconhecem o trabalho da Assembleia ainda é grande e precisa ser melhorado. Além disso, a aprovação ainda é considerada baixa.
E o crescimento no percentual, segundo o especialista, é justificado pelo fato da Casa não criar problemas para o Executivo e trabalhar junto com o Governo para manter a estabilidade política no Espírito Santo. “E o presidente está tendo uma postura mais equilibrada”, pontuo Pignaton.