Redimob
Especialista apresenta estratégias para integrar sala de reuniões, atendimentos e espaço para confraternização um uma sala comercial compacta.
Se a primeira impressão é a que fica, as imobiliárias abusam da criatividade e estilo para apresentar ao cliente um ambiente confortável, seguro e que represente credibilidade. Tais conceitos são observados no próprio projeto arquitetônico para salas comerciais, onde os resultados obtidos podem ser surpreendentes.
Mas o caminho para este resultado é longo e requer muita perspicácia, observação e criatividade por parte dos profissionais envolvidos. A arquiteta Karoline Stolf detalha o passo a passo de um projeto desenvolvido para uma imobiliária localizada em uma sala de 40m².
Estudos preliminares
O ambiente no qual o projeto foi desenvolvido já possuía cerâmica de cor neutra, paredes brancas, teto em laje, iluminação pontual em plafons de sobrepor, muitas janelas com persianas na cor alumínio e um pequeno lavabo. A principal necessidade do grupo era a criação de um ambiente agradável, visando o bem estar de todos os frequentadores do espaço. “O programa de necessidades solicitou a disposição de estações de trabalho, uma sala de reuniões privativa que permitisse também a integração com os demais ambientes e um espaço confortável para atender aos clientes de forma descontraída”, explica a arquiteta, em seu blog.
Transformar um ambiente compacto em um local agradável, mas ao mesmo tempo econômico foi o grande desafio do projeto. A sala comercial foi dividida em dois ambientes principais: a sala de reuniões e a sala de atendimentos, com uma porta para integrar os dois ambientes quando necessário. “A sala de reuniões é climatizada, composta por uma mesa para seis pessoas, com luminária pendente, móvel suspenso com TV. A sala de atendimentos possui três estações de trabalho voltadas para o centro da sala, para permitir o contato visual e facilitar o dialogo entre os corretores”, ressalta
Para contribuir com os encontros casuais, comemorações, confraternizações do grupo, foi proposta uma bancada tipo bar, com banquetas Curve giratórias e luminárias pendentes. “Este ambiente também possui um espaço para guardar cafeteira, frigobar. As luminárias formam um espetáculo a parte, um grande painel em MDF alto brilho emoldura e dá o toque final ao ambiente”.