A luta das mulheres por igualdades salariais continua desde sempre. O papel da mulher, antes secundário, vem mudando ao longo dos anos, e a verdade é que como profissionais de vendas de imóveis, as mulheres têm se mostrado bem eficazes, e algumas até mais do que os homens. A popularização dessa profissão entre o sexo feminino vem acompanhada de outro fator importante: o sucesso.
As mulheres têm mostrado ótimo desempenho e ganhando destaque entre corretores.
O segredo? Além de disciplina, empenho e dedicação individuais, algumas características que são culturalmente desenvolvidas pelas mulheres ajudam nesse processo.
Características que dão destaque às mulheres
Além da busca por uma formação técnica e capacitação constante, as mulheres no mercado imobiliário costumam ter algumas vantagens comportamentais. Por questões culturais, o público feminino acaba desenvolvendo algumas habilidades que são deixadas de lado pelos homens.
Claro que isso não é uma regra. Cada ser humano é único, assim como suas qualidades e defeitos. Desse modo, fica fácil perceber que qualquer pessoa também é capaz de desenvolver essas habilidades, basta querer.
A Visão periférica é uma dessas habilidades
Por ser biologicamente programada para proteger a prole, a mulher desenvolve a visão periférica, enquanto o homem, que tinha como dever ir à caça de comida, desenvolveu a visão de mira, linear e focada em um único ponto. Para as mulheres essa é uma arma e tanto nas vendas de imóveis. Com mais pessoas em um ambiente ou em eventos sociais, as mulheres são capazes de identificar oportunidades em todo o seu redor, dosando conversas e otimizando o tempo de contato com cada interlocutor. Por isso elas são excelentes na ampliação do network.
O diferencial é que as mulheres parecem levar certa vantagem em alguns pontos.
Por isso, confira 5 características femininas para se inspirar:
1- Atenção extra aos detalhes
O sucesso na negociação de um imóvel está, muitas vezes, em pequenos pontos. A divisão da planta, a qualidade dos acabamentos, o estilo da construção.
Por terem um olho mais clínico para os detalhes, as mulheres conseguem perceber com facilidade essas características nos imóveis. Assim, elas são capazes de valorizar os pontos positivos com mais ênfase.
Essa mesma atenção permite que a corretora consiga antecipar os possíveis problemas que o cliente encontrará no imóvel, assim, ela é capaz de prever soluções para contorná-los.
2. Imaginação e criatividade
A capacidade criativa das mulheres é algo bem interessante; como nenhum imóvel é perfeito, se, mesmo ao construir uma casa, o morador se depara com aspectos negativos, imagine na compra de uma residência pronta?
O sucesso das mulheres nesse aspecto está na capacidade de buscar soluções criativas para valorizar aquilo que o cliente não gosta. Sugerir uma reforma, um novo uso para o ambiente ou até alguns truques de decoração costumam dar pontos extras.
Com a ajuda do olhar feminino aguçado, fica mais fácil para o cliente imaginar como o imóvel pode atender suas necessidades.
3. Compreensão do contexto
O terceiro ponto leva em consideração um aspecto mais subjetivo das relações com os clientes: a capacidade de enxergar a dinâmica pessoal.
Cada cliente que chega a uma corretora traz consigo uma série de necessidades que precisam ser atendidas pelo imóvel. Nem sempre esses pontos são concretos e tangíveis. Algumas questões, como conforto e bem-estar não podem ser medidas com uma trena.
Por isso, as mulheres no mercado imobiliário levam vantagem ao perceberem, com mais facilidade, o que os clientes precisam e qual imóvel vai desempenhar essa função.
4. Habilidades de negociação
A sensibilidade e empatia femininas também colaboram para melhorar as habilidades de negociação. Afinal, de nada adianta saber identificar o imóvel certo para cada cliente se não houver sucesso no fechamento do negócio.
As mulheres ganham destaque na negociação porque, normalmente, têm mais jogo de cintura. O pensamento ágil e empático ajuda a contornar os empasses e buscar as melhores soluções.
5. Facilidade na comunicação
As mulheres são mundialmente conhecidas por sua capacidade comunicativa. A postura aberta, proativa e sincera com que as mulheres constroem as relações com os clientes facilita, e muito, a comunicação. Quanto mais claras forem as trocas de informações, maiores serão as chances de sucesso.
Outro ponto importante é a construção de networking. As redes sociais são uma ótima ferramenta para encontrar clientes, manter contato e agilizar o processo de negociação.
As mulheres costumam ter uma presença mais ativa nos meios digitais e isso pode ser uma grande vantagem. Além da relação direta com o cliente, a comunicação constante permite que elas estejam sempre por dentro do que acontece no mundo.
Conhecer e entender a realidade da comunidade e as mudanças do cenário são atitudes que só trazem benefícios para as mulheres no mercado imobiliário.
Até 1958, somente homens podiam trabalhar como corretor de imóveis. A abertura do mercado imobiliário permitiu que as mulheres mostrassem todo o seu talento e capacidade no exercício dessa profissão.
Segundo pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), no site do CRECI/ES https://area-restrita.crecies.gov.br/quantos_somos, também é possível constatar esse crescimento, e atualmente temos 1.113 corretoras de imóveis inscritas no Conselho.
As mulheres vêm mostrando que o espaço conquistado no mercado imobiliário é mais do que merecido, e o cenário está cada vez mais favorável para a atuação feminina.
Fonte: InGaia / Mercado Imobiliário/ Cofeci
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Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES