A revolução digital trouxe consigo a iminente readaptação dos setores e serviços às novas tecnologias. Para o mercado imobiliário não foi diferente, os recursos digitais se tornaram fortes aliados na prospecção de clientes e na realização de novos negócios. São várias as vantagens de se posicionar profissionalmente na internet, entre elas estão a flexibilidade do atendimento e o maior alcance do público.
No universo digital, são várias as ferramentas disponíveis para a divulgação de imóveis. Para que elas sejam bem aproveitadas, é fundamental a presença do corretor imobiliário online. Na internet, ele continua exercendo o papel de intermediário, prezando pela segurança, caráter e a ética da negociação, mas agora, ele possui novos formatos de comunicação e venda que facilitam a rotina de seu trabalho. Para alcançar o sucesso nesse meio, além de ser um corretor habilitado, é importante que ele detenha experiência, conheça os empreendimentos, as regiões onde estão localizados e principalmente, conhecer profundamente a legislação em torno da publicidade que deseja empregar, independentemente da plataforma escolhida.
Na internet é necessário que o corretor saiba conquistar o cliente no exato momento em que ele acessa o site da imobiliária, página pessoal ou outra plataforma. Afinal, os compradores entrarão em diversos sites antes de visitar um imóvel. Por isso, apresentamos algumas dicas de atendimento ao cliente, com a finalidade de alavancar seu sucesso profissional na internet:
O Corretor de Imóveis ONLINE:
Por trás da ferramenta há um profissional real, que precisa estar capacitado para atuar também no ambiente digital. É importante que este corretor tenha habilidades com o computador e esteja acostumado à rotina de uma conversa online.
A soma de passos desnecessários, numerosos e demorados, com ambiente de atendimento antiquado criam uma experiência de atendimento online ruim para quem está buscando um imóvel. É preciso que o corretor esteja acessível ao cliente, sem burocracia ou muita espera.
Construa um relacionamento e envolva o cliente, saiba explorar o ambiente digital. Instigue a curiosidade e converta esse contato online em um contato pessoal. Por meio dessa construção, as possibilidades de negociação serão cada vez maiores.
Recomenda-se a todo corretor de imóvel ou pessoa jurídica, que antes de realizar uma publicidade relativa à sua existência ou então de algum imóvel ofertado é primordial que o contrato seja feito e assinado por ambas as partes com a finalidade de resguardar o proprietário do imóvel e o Corretor de Imóveis. A autorização prévia para divulgação de um imóvel é tão importante que seu descumprimento acarretará penalidades administrativas que poderá até culminar no impedimento do exercício da atividade profissional. O documento assinado resguarda o Corretor e os termos de valores e trabalho negociados previamente.
A Lei 6.530/78, regulamenta o exercício da atividade profissional e estabelece, em seu artigo 20, inciso III, que constitui infração por parte do(a) Corretor de Imóveis/Imobiliária, anunciar um imóvel para o qual não esteja autorizado por escrito. “III – Anunciar publicamente proposta de transação a que não esteja autorizado através de documento escrito.”
Formas de anúncio Corretor de Imóveis/Imobiliária:
Vale ressaltar que o corretor de imóveis ou a pessoa jurídica (empresas, imobiliárias e outras) deve publicar seus anúncios com nome e número de inscrição do CRECI, tudo de acordo com o registro efetuado pelo Conselho Regional. Não é permitido então que ele utilize a denominação social, nome fantasia, marca de serviço ou nome profissional abreviado, que não esteja referenciado a ele no cadastro do CRECI. Os corretores que não disponibilizarem seu número de inscrição do CRECI nos anúncios publicados, são considerados também como infratores.
Aplicação do Código de Ética Profissional no ambiente virtual:
Antes de qualquer coisa, é importante reforçar que o ambiente virtual já não é mais considerando como “terra sem lei”, isso porque existem vários dispositivos que regulam a utilização desse espaço e para o Corretor de Imóveis não é diferente. Para que o Profissional bem utilize as possibilidades que as redes sociais criaram é necessário que observe as disposições do Código de Ética Profissional, aprovado pela Resolução-COFECI nº 326/92.
O Código de Ética traz previsões específicas para o tratamento do Corretor de Imóveis com relação ao CRECI, com relação aos Clientes e sociedade e, principalmente com relação aos demais colegas de profissão.
Você sabia que o Corretor de Imóveis deve zelar pela própria reputação mesmo fora do exercício profissional? Essa é uma previsão específica do Código de Ética que rege a profissão dos Corretores de Imóveis. Por isso, o Profissional precisa ter em mente que em todos os momentos de sua vida ele carrega o título de Corretor de Imóveis, isso ajuda a sociedade a entender melhor o mercado no qual o Corretor atua, pois gozar de boa reputação é fundamental para fechar bons negócios na intermediação de transações imobiliárias.
Conheça o Código de Ética na íntegra e garanta que sua atuação alcança as prerrogativas do profissional Corretor de Imóveis.
Sobre as ferramentas disponíveis é importante analisar os seguintes itens:
– Navegação
No mundo real ou virtual, é fundamental garantir aos clientes uma experiência prazerosa quando em contato com você ou seus produtos. Ele precisa se sentir confortável, por isso o site deve priorizar os seguintes aspectos:
– Carregamento rápido de informações, fotos e transição entre páginas:
Se uma página demora muito a carregar, certamente clientes foram perdidos.
– Call-to-actions claros:
O visitante precisa saber exatamente o que acontecerá após clicar em algum botão.
– Facilidade em encontrar informações sobre os imóveis:
As informações sobre quantidade de quartos, números de vagas na garagem, metragem, bairros e outros, devem estar disponíveis em local visível.
– Ferramenta de imóveis favoritos:
Caso o cliente tenha dúvidas entre um imóvel e outro, por meio da ferramenta ele poderá comparar e escolher o que mais atende às suas necessidades.
– Fotos profissionais dos imóveis:
O ideal é que o site não contenha fotos em baixa resolução ou imagens ruins. Imóveis são vendidos mais rapidamente quando possuem fotos feitas por profissionais ou com boas máquinas e iluminação correta. Eles são os produtos oferecidos pelas imobiliárias e, o site, sua vitrine para o mundo. Exibir fotos ruins é como propagandear que você está vendendo um produto de qualidade questionável.