ES Hoje
A possibilidade de tentar sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) motivou diversos moradores de bairros afetados pela chuva no começo deste ano,em Vila Velha, a compareceram em frente ao Ginásio João Goulart, o Tartarugão no bairro Coqueiral de Itaparica,em Vila Velha.Umaenorme fila se formou em frente ao local, na manhã desta segunda-feira (15).
O FGTS é destinado somente às pessoas que foram castigadas com a chuva em abril deste ano e perderam o imóvel, pertences e ao longo desse período tiveram que refazer as suas casas e repor o que perdeu. Ao todo, 67 bairros foram afetados, mas nem todas as ruas ficaram danificadas. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Defesa Social e Administração da prefeitura, as estimativas do benefício poderão atingir cerca de 50 mil famílias. Além disso, será liberado pela Caixa Econômica Federal um saque limite de até R$ 5.400 por cada família.
O benefício será liberado mediante a comprovação de documentos para que prove que a rua daquele morador sofreu danos com a chuva. No local será retirado uma senha e solicitar uma declaração, que será emitida na hora. Neste caso, devem apresentar o comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, extratos bancários, contas, entre outros) emitido nos últimos 120 dias anteriores à data do decreto municipal, ou seja, a partir do dia 28 de dezembro ao dia 28 de abril.
O morador deve também ficar atento a alguns detalhes ao apresentar o comprovante de residência. A renda própria do filho que mora com os pais, e que tenha um comprovante com o nome dele, pode ser apresentada mediante a apresentação da Carteira de Identidade do titular da conta, que declara, sob as penas da lei, que reside no local do desastre. Já a prova de residência no caso de cônjuge, cujo comprovante de endereço esteja no nome do outro, é feita por meio da apresentação da Certidão de Casamento ou da Declaração de União Estável.
O atendimento começou às 9 horas desta segunda-feira (15) e seguiu até as 20 horas, mas desde a tarde de domingo (14) alguns moradores já aguardavam em frente ao Tartarugão para garantir o atendimento de imediato. Este foi o caso do vigilante do vigilante Jeferson Ferreira, de 38 anos, o primeiro da fila que chegou ao Tartarugão às 16h30 da tarde.
Conforme as regras de distribuição do benefício, ele não será contemplado, pois a residência dele, no bairro Alecrim, não está na lista das ruas atingidas pelo mapeamento feito pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Defesa Civil. Mesmo confiante e otimista, o vigilante permanece na fila. “Minha casa fica num terreno alto. Não tive prejuízos materiais, mas como todos da minha rua sofreram danos nas residências, vim tentar o resgate do meu FGTS.”
A lista de bairros afetados foi feita pela Defesa Civil, em que mapeou os locais atingidos pela chuva e dividiu por regiões. Cada região tem uma data destinada ao recebimento do FGTS, mas nem todos os moradores serão beneficiados com o recurso. O secretário de Defesa Social, Ledir Porto, destacou que o mapeamento realizado pela Defesa Civil foi feito por bairro, rua e casa. “Apenas os moradores dessas ruas poderão sacar o FGTS”, disse. O serviço ao público atingido será oferecido até o dia 31 de agosto.
Morador deve comparecer a Caixa Econômica
Após realizar todo o procedimento para constatar se a pessoa tem direito ao FGTS, deve ir até a agência do banco Caixa Econômica Federal, Coqueiral de Itaparica, para dar entrada no FGTS. O atendimento na Caixa será feito a partir das 14 horas.
Os moradores deverão apresentar cópia e original dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (página da foto e verso e página do contrato do saque), número de inscrição PIS-PASEP, comprovante de residência, além da declaração da Prefeitura.
Confira a lista dos bairros atingidos pela chuva que terão direito ao FGTS e a data por região:
As datas por Região
Dias 15,16, 17 e 18 – Região 4
Alecrim, Alvorada, Cobi de Baixo, Cobilândia, Jardim Marilandia, Nova América, Rio Marinho, Santa Clara, São Torquato e Vale Encantado.
Dias 19 e 22 – Região 5
Balneário da Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Barramares, Cidade da Barra, Interlagos I, Interlagos II, Jabaeté, João Goulart, Morada da Barra, Morada do Sol, Normilha da Cunha, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Retiro do Congo, Riviera da Barra, Santa Paula II, São Conrado, Ulisses Guimarães, Terra Vermelha, 23 de Maio.
Dias 23 e 24 – Região 1
Boa Vista I, Coqueiral de Itaparica, Cristovão Colombo, Divino Espírito Santo, Garoto, Gloria, Ilha dos Aires, Itapoã, Jaburuna, Jockei de Itaparica, Residencial Itaparica, Soteco e Vista da Penha.
Dias 25 e 26 – Região 2
Araçás, Cocal, Darli Santos, Ibes, Ilha dos Bentos, Jardim Guaranhuns, Nova Itaparica, Santa Inês, Santa Monica, Santa Monica Popular, Pontal das Garças, Santos Dumont, Vila Guaranhuns.
Dias 29 e 30 – Região 3
Aribiri, Ataíde, Chácara do Conde, Dom João Batista, Ilha da Conceição, Ilha das Flores, Paul, Primeiro de Maio, Santa Rita, Vila Batista, Vila Garrido e Zumbi dos Palmares.