A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano. Afinal, trata-se de um período em que os preços de produtos e serviços despencam, tornando-se acessível para muita gente que não consegue efetuar suas compras em épocas normais.
Desde 2010, o comércio brasileiro vê uma grande oportunidade de liquidar estoque, inclusive de imóveis, com campanhas relacionadas à Black Friday. O dia de descontos surgiu nos EUA, na sexta-feira após o feriado de ação de graças e logo se tornou tradição por aqui também.
Apesar do meio mais comum de participar da data seja oferecer descontos agressivos, o momento traz maior tráfego de usuários na internet, especialmente em e-commerces, portais imobiliários e sites de reputação de lojas online. E, com o maior fluxo de consumidores, as chances de concretizar um negócio aumentam mesmo sem promoções.
E isso não seria diferente no setor imobiliário. Isso porque os profissionais deste mercado podem aproveitar a data para oferecer oportunidades de clientes e potenciais clientes alcançarem o sonho da casa própria. Geralmente, o poder de dar descontos e promoções em imóveis novos ou usados não compete ao corretor ou à imobiliária, mesmo que o profissional tenha possibilidade de barganhar com o proprietário. No entanto, não poder alterar o preço do imóvel não é um impeditivo para o corretor participar ativamente da Black Friday.
Programa-se para a data
O primeiro passo para aproveitar a Blacky Friday é programar-se para a data. Para isso, tenha a consciência que este período é único para o mercado imobiliário e deve ser muito bem planejado ao longo do ano, como uma ação de cabeamento estruturado, por exemplo.
Os consumidores são impactados por diversas formas de divulgação de imóveis online . Por isso, invista em técnicas como postagens em redes sociais, blogs, e-mail marketing e até mesmo anúncios pagos.
Sendo assim, pense nos descontos que você ou a sua imobiliária podem oferecer, bem como no potencial de compra de cada cliente. Além disso, defina os imóveis que estarão inclusos nas promoções, os critérios de compra e os meios de divulgação.
2. Organize sua lista de clientes
Outro passo importante para aproveitar a Black Friday no setor imobiliário é organizar sua lista de clientes. Com isso, descubra quais são os interessados em comprar um imóvel com um desconto especial.
Para isso, você pode analisar os clientes que estão na sua lista de contatos e enviar um e-mail anunciando a Black Friday para eles. Mas lembre-se de não ficar enchendo a caixa de e-mail daqueles que não têm interesse em suas soluções de vendas.
Além disso, mantenha a lista de contatos atualizadas para que no próximo ano não tenha a necessidade de retrabalhos.
3. Liste os imóveis passíveis de negociação
Nessa época é muito comum vermos anúncios com promessas, descontos e preços que não condizem com a realidade. Não utilize gatilhos de venda que não sejam verdadeiros, tome cuidado com as chamadas dos anúncios e disparos de e-mails marketing. Lembre-se também de respeitar a LGPD.
No mercado imobiliário é muito mais difícil realizar promoções como costumamos ver com os eletrônicos, eletrodomésticos e vestuários por exemplo. Bens imóveis são de muito mais valor, índices complexos da economia que interferem em seus preços, por isso, não será um mês de black friday que fará com que os seus preços tenham quedas.
4. Faça um levantamento dos imóveis mais desejados
Por último, e não menos importante, também é necessário fazer um levantamento dos imóveis mais desejados. Afinal, não é porque a sua imobiliária está oferecendo um super desconto que os clientes vão efetivamente efetuar uma compra.
Isso porque um imóvel é um produto caro e exige planejamento para a compra. Por isso, levante os imóveis mais desejados com os quais você trabalha e faça uma divulgação pesada em cima deles.
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Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES