É importante que o corretor conheça os detalhes que valorizam o empreendimento, como por exemplo, a localização, os transportes disponíveis ao redor, além da infraestrutura de lazer e segurança. A novidade fica por conta dos serviços Pay Per Use, ou seja, fornecidos pela administradora e pagos à parte, como limpeza das unidades, lavanderia e tinturaria, personal trainer, etc.
“Na década de 1990, os flats ganharam destaque no mercado brasileiro e, nos últimos dois anos, foram os lofts e estúdios que passaram a ocupar esse papel”, explica Dante Seferian, CEO da Danpris.
Segundo Robson Toneto, diretor de vendas da MBigucci, os lofts são ambientes com pé direito acima dos três metros, podendo ser duplex, praticamente sem paredes divisórias e com apenas um quarto e mezanino. E de modo geral, a infraestrutura de lazer inclui piscina, spa e hidromassagem, sauna, espaço gourmet, entre outros.
O que os diferencia dos estúdios é o pé direito, que é de 2,50 a 2,70 metros, como de um apartamento normal, mas as unidades não têm área de serviço – a lavanderia é coletiva. Também são ambientes com total integração, é com área de lazer completa na cobertura e serviço Pay Per Use. Os flats, por sua vez, são administrados como unidades em um hotel, com direito a todos os serviços de hospedagem. Inclusive, na locação, é entregue o calor rateado de pool de locação, e não só de cada unidade.
A localização desses imóveis pode ter um papel de destaque, já que se trata de um público que tende a buscar bairros mais nobres, perto de transporte público, universidade ou trabalho. Muitas vezes, é o caso de executivos que passam a semana na cidade e, no final de semana, voltam para suas casas, segundo Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Secovi de Imóveis. “Diante disso, as grandes cidades brasileiras, localizadas em importantes regiões metropolitanas, são as que mais têm busca deste tipo de produto”, diz Seferian.
O corretor de imóveis, nesse tipo de negócio, recebe de 4% a 6% de comissão, para unidades em lançamento, e de 6% a 8%, para unidades usadas, segundo a tabela do CRECI-SP. No entanto, os que vendem mais rapidamente são os que mais rendem para os corretores, já que, além da venda, podem receber uma gratificação extra, e, segundo o Secovi-SP, isso costuma acontecer mais rapidamente nos apartamentos de até 30m², na região central da cidade.