A Câmara Municipal de Vitória, homenageou nesta segunda-feira (13), em sessão solene no Plenário Maria Ortiz, o dia Nacional do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto. A homenagem foi requerida pelo presidente da Casa o vereador Davi Esmael, juntamente com os proponentes os vereadores Dalton Neves e Armandinho Fontoura.
Em sua fala, o Presidente da Casa vereador Davi Esmael iniciou o discurso dizendo “Sou advogado, e corretor de imóveis. Um belíssima e importante profissão. O corretor é aquele que intermedeia as relações de compra, venda e aluguel de imóveis. Ele desempenha de certa forma o papel de intérprete, tanto da vontade e possibilidade do comprador ou inquilino, quanto da necessidade e intenção do vendedor ou proprietário”, disse. Davi Esmael afirmou que o Creci-ES é a “trincheira de luta” dos corretores. “É a entidade que luta para regulamentar a atividade e qualificar cada vez mais os profissionais que transacionam imóveis”, lembrou.
O presidente do CRECI-ES Aurélio Cápua Dallapícula abriu sua fala cumprimentando a todos os presentes e agradecendo aos vereadores pela justa homenagem. Ele afirmou que o surgimento da profissão, há mais de um século, condiz com o desenvolvimento das cidades. Para ele, “o corretor imobiliário veio para viabilizar negócios em ambientes sociais e econômicos cada vez mais complexos e, como não podia deixar de ser, a regulamentação da profissão é fundamental para o reconhecimento social da figura do corretor.
Este ano a profissão completou 59 anos de regulamentação se fortalecendo e tornando seu papel fundamental na realização da negociação de imóveis”. A conquista aconteceu em 27 de agosto de 1962 pela lei número 4116/62, revogada pela Lei 6530/78. “Semana retrasada, lá no Plenário do CRECI, entregamos a carteira profissional a vários novos corretores, e o que me chamou a atenção foi um jovem corretor de Imóveis de apenas 19 anos, ou seja, ele já está na luta batalhando pelos seus sonhos, porque a profissão de corretor nos dá essa possibilidade”, lembrou Dallapícula.
O presidente falou ainda sobre a reunião que teve com a equipe da SPU Nacional (Secretaria de Patrimônio da União) no Distrito Federal, sobre as alienações dos imóveis da União por intermédio dos corretores de Imóveis, sob o comando de Fabiana Magalhães e terminou sua fala, desejando muito sucesso a todos.
Homenageados:
Alessandro Sodré Batista – CRECI-ES 6524-F
Alexandre Lourenço de Loyola – CRECI-ES 4461-F
Edoardo Jantorno de Paiva Almeida – CRECI – ES 6456 – F
Flávio Dantas Silva – CRECI-ES 4111-F
Flávio Herzog – CRECI-ES 5460-F
Gilnei de Oliveira – CRECI-ES 6544-F
Luiz Gustavo Gusmão Rocha- CRECI – ES 6967- F
Lucineia Maria dos Santos – CRECI-ES 010148-f
Lívia Machado – CRECI-ES 4646-F
Maria da Penha Moura – CRECI-ES 4904-F
Alencar Ferrugini Macedo, CRECI-ES 10505-F
Diovano Rosetti, CRECI-ES 02225-F
Augusto Bassetti Ribeiro, CRECI-ES 7276-F
Lauro Noé Filho, CRECI-ES 7705 -F
Flávio Barcelos Viana, CRECI 2515-F
Suelene Luci Feltrin, CRECI-ES 7098-F
2. Hector Antonio Vilchez Guerrero, CRECI-ES 3585-F
3. Alex Alcure, CRECI-ES 6404-F
4. Marco Aurélio Brunocilla de Melo, CRECI-ES 3873-F
6. Wagner Peregrino Egídio, CRECI-ES 4096 -F
7. Giullianno de Miranda Pereira, CRECI-ES 4427 -F
8. Lucyane Pretti Haynes “Lulu Pretti”, CRECI-ES 05610-F