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O capixaba está mais satisfeito a situação financeira familiar. Isso é o que mostra a avaliação do Índice de Expectativa do Consumidor da Grande Vitória (ICEC-GV) divulgado nesta terça-feira (06). De acordo com o levantamento, pelo menos 57,5% dos homens da região metropolitana afirmam que a situação financeira familiar melhorou nos últimos seis meses. No entanto, apenas 52,3% das mulheres acreditam que a renda esteja, de fato, melhor. Nesta faixa, 7,3% das mulheres entrevistadas afirmaram que a situação financeira piorou no último semestre.
O ICEC-GV busca sintetizar a opinião dos residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória quanto à conjuntura naqueles aspectos capazes de afetar as suas decisões de consumo futuro e foi desenvolvido pela Faculdade Doctum da Unidade Serra.
Em relação à compra de bens de maior valor, as mulheres estão com expectativas mais pessimistas para o futuro. Ao todo, 36,7% afirmaram que pretendem reduzir suas compras nos próximos seis meses. O percentual de homens com a intenção de redução de compras é de 30,6% dos entrevistados.
Em relação à expectativa de inflação para o próximo trimestre, homens e mulheres revelaram expectativas pessimistas, ou seja, 49,6% dos entrevistados acreditam em alta inflacionária, 41,8% acham que a inflação ficará no mesmo nível de hoje e apenas 8,8% dos entrevistados esperam pela redução da inflação nos próximos três meses.
A variável “desemprego” também assusta mais as mulheres que os homens, ou seja, 18,5% delas afirmam que o desemprego vai aumentar nos próximos três meses contra 14,5% dos homens. No entanto, em função do tradicional aquecimento do comércio no final do ano, 45,3% de todos os entrevistados acreditam na redução do desemprego nos próximos três meses.
Em relação à renda pessoal o otimismo é marcante para homens e mulheres, ou seja, 50,8% dos entrevistados esperam por maiores rendimentos nos próximos três meses e apenas 4,3% tem expectativas pessimistas de redução de renda no futuro próximo. O pagamento do 13º salário e outras bonificações tradicionais de final de ano estimularam a tendência otimista desta variável nesta época do ano.
A pesquisa, que ouviu 400 consumidores em diferentes vias públicas de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, contou com a coordenação do professor Paulo Cezar Ribeiro. O primeiro levantamento de dados foi feito entre os dias 24 de outubro e 24 de novembro de 2011.