Para evitar que a população fique sem água no verão, que começa nesta terça-feira (21), a Cesan ampliará a produção de água em 20%. Também serão realizadas manobras operacionais, que consistem em distribuir melhor a água de acordo com a demanda. A Empresa pretende produzir 8.250 litros de água por segundo com todas as estações de tratamento da Grande Vitória e do Interior operando na capacidade máxima desde a última semana.
Além do aumento de produção e as manobras operacionais, a empresa também disponibilizará carros-pipa para casos emergenciais. Segundo a empresa, problemas no abastecimento ocorrem com o elevado consumo aliado a outros fatores, como áreas muito elevadas, regiões que são extremos nas redes de abastecimento, loteamentos irregulares e ligações clandestinas.
Os escritórios de atendimento ao cliente de Guarapari, Anchieta e Piúma funcionarão em plantão especial a partir de janeiro até o carnaval. O público será atendido também aos sábados de 8 às 16 horas, com intervalo de 13 às 14 horas para almoço. Haverá plantões operacionais nas unidades de distribuição de água em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacia, Viana, Praia Grande (Fundão) e em balneários do interior.
Segundo a Companhia, foram realizados investimentos na captação de água do Rio Jucu, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca teve sua produção dobrada, e oito grandes reservatórios foram inaugurados na Grande Vitória.
Caso haja necessidade, em Vila Velha, a Empresa pretende colocar em funcionamento três poços artesianos operando por 24 horas. Em Serra, a ETA Carapina opera em capacidade máxima e as novas elevatórias (bombas) Costa Dourada e Belvedere garantirão o abastecimento na região, principalmente na parte alta.
Em Guarapari, onde os turistas lotam as praias do balneário todo o verão, a captação de água no Rio Jabuti será ampliada de 440 para 600 litros por segundo. A ETA também operará em capacidade máxima e terá vazão de 690 litros por segundo. Reservatórios e redes de distribuição também receberam melhorias.
A Cesan garante que a produção de água atenderá há dias de pico em que a população local passa de 96 para 500 mil pessoas. Em Santa Mônica, a ETA teve a produção ampliada e poços artesianos em Ubu funcionarão durante 24 horas. Água também está sendo captada no Rio Benevente e operações de distribuição para os reservatórios de Muquiçaba, Centro e Ipiranga também estão programadas.
Em ocorrências de falta de água, vazamentos ou outros problemas ligados a distribuição de água, a Empresa disponibiliza o número 115. A ligação é gratuita e que funciona durante 24 horas por dia. Além dos escritórios de atendimento de cada município.
Fonte: ES Hoje