Quem busca adquirir a tão sonhada casa própria, com certeza já ouviu falar da Taxa Selic. Afinal de contas, é essa taxa que influencia praticamente todos os setores da economia brasileira, e com o setor imobiliário não poderia ser diferente! Com a queda da Selic, houve uma redução drástica na rentabilidade de aplicações em rendas fixas, o que é excelente para o Mercado Imobiliário, voltando a ser uma opção vantajosa para os investidores que querem conservar o patrimônio, e não estão dispostos arriscar na Bolsa ou em fundos de renda variável. O cenário mudou e a tendência agora é de crescimento do segmento. Em momentos de crise, quando outros ativos mostram volatilidade, o preço dos imóveis é pouco afetado. Além disso, os juros baixos incentivam aqueles que querem financiar a moradia, o que também favorece a retomada do Mercado.
A maior parte dos brasileiros usa o esquema de financiamento ao investir na compra de um imóvel. E essa operação de longo prazo acaba envolvendo reajustes anuais no valor das parcelas. Diante dessa situação, é comum que as pessoas tenham receio de pegar crédito no mercado para adquirir uma casa ou um apartamento, com taxas de juros em alta.
Porém, com a Taxa Selic em baixa, as condições de financiamento ficam mais vantajosas, pois os bancos também baixaram as próprias taxas de juros. Por isso, diante desse cenário, a compra de um imóvel passa a ser um negócio com bem menos riscos.
Como está o cenário atual
Há quase um ano, o Banco Central vem reduzindo a taxa básica de juros no Brasil. Em junho de 2020, por exemplo, o Copom (Comitê de Política Monetária) baixou a Selic para 2,25% ao ano, e desde agosto a Selic baixou ainda mais, chegando a 2%, o menor patamar da história. A queda da taxa de juros do financiamento habitacional também gerou um aumento da procura por imóveis. Portanto, mais do que nunca, o momento é excelente para quem procura uma boa oportunidade de compra, tanto à vista quanto financiado.
Com as condições do cenário do mercado imobiliário atual, fica fácil entender que ao investir na compra de um imóvel já pronto, você terá um retorno considerável por mês com aluguel. Afinal, é sempre bom garantir uma renda fixa com o dinheiro de um aluguel, não é mesmo?
é importante lembrar que imóveis adquiridos na planta, possuem uma perspectiva de valorização depois de pronto. Sendo assim, o retorno financeiro quando se aluga também é garantido. Com a queda da Selic, o mercado imobiliário é beneficiado nas duas pontas, para quem quer retirar recursos da renda fixa para investir e para quem quer financiar a casa própria. Outro ponto é que com a Pandemia do Covid 19 o comportamento da sociedade mudou, as pessoas passaram a ficar mais em casa e com isso a importância da casa própria cresceu. A procura por crédito para reformas também aumentou. Muitas pessoas vão permanecer em home office depois que tudo isso passar e já querem investir em melhorias ou ampliação, para o escritório, por exemplo. Uma pesquisa da OLX, site de classificados, mostrou esta tendência. Segundo a empresa, durante a pandemia, 19% das pessoas disseram ter aumentado o interesse em comprar imóvel e 41% mantiveram o desejo. A baixa da Selic e a busca por imóveis mais espaçosos e confortáveis, uma vez que a pandemia nos obrigou a ficar mais em casa, fez com que o setor financeiro se surpreendesse com os resultados positivos.
Mais informações sobre o mercado imobiliário em nossa página no Facebook ou no Instagram @crecies.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES