Estamos constantemente expostos às mudanças que podem acontecer, como uma proposta de emprego irrecusável em uma cidade distante, a compra de um imóvel por um excelente custo x benefício em um novo bairro, entre diversas outras possibilidades que nos levam a tomar determinadas escolhas e nos motivam a viver em uma nova casa, em um novo lugar com características diferentes das anteriores.
Pensando nisso, é imprescindível que você reserve algumas semanas “pré-mudança” para se organizar e descobrir tudo o que você precisa saber a respeito de sua nova moradia: se o bairro que você escolheu é realmente seguro, quais os tipos de estabelecimentos que estarão na vizinhança e quais deles serão necessários para a sua rotina, quanto tempo você levará se locomovendo de casa até o trabalho – de carro ou de transporte público –, entre outras demais informações que sem sombra de dúvidas farão a diferença em sua decisão final.
Outra dica é procurar pela opinião de quem já mora nestas regiões, pois ninguém melhor que um morador para falar de um lugar que o frequenta diariamente.
Não abra mão do corretor de imóveis para fazer a intermediação
Comprar ou vender imóvel pode parecer uma decisão fácil, mas na prática é complicado tomar decisões que envolvam grandes somas em dinheiro e a realização de sonhos. São pequenos aspectos que abrangem financiamento imobiliário, avaliação, legislação específica, contratos e pequenos detalhes que, no final das contas, podem acabar acarretando diversos problemas.
Por isso, ter a presença de um especialista é fundamental. Afinal, é preciso experiência e muito conhecimento para lidar com todos os detalhes que compõem as transações imobiliárias.
Por onde começar?
Agora que você já conversou com o corretor, já escolheu a cidade e o bairro onde vai iniciar sua nova jornada, para sentir-se ainda mais confortável e seguro de ter feito a escolha certa, certifique-se de conhecer bem a cidade para onde você está indo.
Pesquise na internet sobre a cultura do local, leia matérias locais, converse com moradores e pessoas que já visitaram a cidade e explore a geografia da região com ajuda de mapas.
Um bom lugar para encontrar este tipo de informação é no site da prefeitura da cidade ou em blogs e portais que abordam este tipo de assunto.
Faça uma breve pesquisa sobre alguns bairros que encontrou e identifique quais são as melhores regiões.
Se você pesquisar por um bairro específico, é bem provável que outros situados nas redondezas tenham características similares.
Uma forma fácil de encontrar os bairros ao redor é pesquisando seu nome no Google Maps, pois a ferramenta delimita o espaço onde o bairro se encontra e mostra os mais próximos do local.
Conheça seu novo bairro a fundo
Ao chegar na nova cidade, após já estar instalado em sua nova casa, aproveite todo tempo livre para explorar os arredores da sua casa, além do restante da cidade.
Busque por informações sobre quais as melhores lojas, padarias, restaurantes e pontos turísticos do lugar, pois mesmo que o lugar pareça desinteressante a princípio, provavelmente você encontrará algo especial em seus passeios.
Caminhe pelos bairros, aprenda a usar o transporte públicos e visite os lugares dos quais ouviu falar enquanto realizava suas pesquisas. Mas não se esqueça do mapa, pois é se perdendo que encontramos os lugares mais surpreendentes!