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Informações como local da moradia de filhos e parentes, tempo de residência na região podem auxiliar o corretor de imóveis na hora de sugerir o imóvel.
Dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Terceira Idade, público que vem se tornando um nicho de mercado atrativo para diversas áreas, inclusive para o mercado imobiliário.
E os números comprovam esta ascensão. Segundo dados do último Censo, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Estatística (IBGE), o país conta com mais de 20 milhões de pessoas acima de 60 anos. Em 2000, esse número não chegava a 15 milhões. Isso faz com que atualmente o Brasil ocupe o 79º lugar no ranking de países com maior população acima de 60 anos (levando em conta a proporção de idosos em relação ao número total de habitantes).
Personalizar o atendimento é fundamental para conquistar este público na compra de imóveis. Nesta fase, várias são as possibilidades de transação imobiliária, afirma o corretor de imóveis Rodrigo Barreto, em seu blog. “Alguns clientes necessitam vender seus imóveis para comprar duas ou três unidades habitacionais menores, sendo que uma servirá como moradia e as outras duas para locação, auxiliando na renda mensal da aposentadoria. Outros optam por se desfazerem das suas propriedades e morar em apart-hotel ou flats e com o restante do dinheiro usufruir de passeios e excursões,”exemplifica.
Fique atento às vontades deste público
Em qualquer situação, o corretor de imóveis deve ficar atento às vontades desses consumidores e orientá-los, prestando total assistência, alerta Barreto. “Informação nunca é demais. Assim, quanto mais dados forem absorvidos, facilitará o processo para realizar a nova conquista desses clientes”.
Confira quatro dicas de atendimento na hora de oferecer um imóvel para clientes da Terceira Idade.
1) Qual localidade e há quanto tempo residem na região? Isso é importante, pois dependendo do tempo, dificilmente irão quer se deslocar para lugares mais distantes de onde estão seus contatos diários, sejam pessoas do comércio local ou vizinhos.
2) Onde moram seus filhos ou parentes? A proximidade com familiares facilita a rotina diária e o apoio mútuo.
3) O que eles pretendem possuir como nova moradia? Identificar se a nova moradia desejada é um flat, apart-hotel, apartamento de dois quartos. Isto facilitará o direcionamento para o corretor encontrar o imóvel ideal.
4) Qual o potencial financeiro do casal para atender esse novo objetivo? Qual o capital disponível, quanto vale o imóvel que este cliente habita atualmente? Isso auxiliará a identificação do potencial de compra.