O atendimento humanizado é uma prática que vem sendo aplicada em vários setores, inclusive na imobiliária. Ao atender pessoas, é importante que elas se sintam bem atendidas e acolhidas — e esse é o diferencial desse tipo de atendimento.
Padronizações surgiram para que os vendedores tivessem uma forma de aproximação igual. Entretanto, esse tipo de atendimento não era vantajoso para nenhum dos lados — nem para a imobiliária, nem para os clientes. Aderir ao atendimento humanizado é alterar o posicionamento do seu negócio, afinal, sabemos que cliente satisfeito é sinônimo de qualidade de serviço. Ter o atendimento humanizado em sua imobiliária ajudará você a alcançar outros patamares no mercado.
Apesar de a tecnologia ter trazido praticidade, com ela, veio a mecanização do atendimento. Mas ter o cliente como foco principal traz um novo diferencial para o mercado. Por isso, especializar-se em um atendimento que seja capaz de solucionar todos os problemas do consumidor é importante para a empresa.
Atrair e reter mais clientes
Esse é um dos pontos principais ao melhorar o atendimento da sua imobiliária. Quanto mais satisfação seus clientes têm, mais chances de retê-los e também atrair novos consumidores.
Melhorar a reputação da marca
Por consequência, sua marca se torna mais conhecida, pois um bom atendimento faz com que ela seja indicada para outras pessoas. Todos vão querer ser atendidos pela imobiliária que é excelência no suporte ao cliente, não é mesmo? Melhorando esse aspecto, é possível aumentar o faturamento da sua empresa, também.
Diferencial competitivo
Como dissemos, ter um atendimento humanizado, nos dias atuais, é se destacar no mercado. Isso ocorre porque o uso da tecnologia deixou a relação com o cliente mecanizada e, muitas vezes, passa a impressão de que aquele consumidor é apenas mais um, e que não é importante para a empresa.
O que fazer para ter uma imobiliária com atendimento humanizado?
1. Ofereça treinamentos à sua equipe
Ter boas intenções não é o suficiente para o atendimento seja de qualidade em uma empresa. Na imobiliária, não é diferente: é importante que toda a equipe saiba agir com respeito, cordialidade e foco no cliente. Dessa forma, para que a sua equipe tenha qualidade no atendimento, ela deve ser capacitada por meio de treinamentos e eventos que tenham esse objetivo entre os seus princípios. Além de investir em treinamentos, veja a possibilidade de levar os profissionais a palestras e até cursos de curta duração. É importante que todos os que atuam diretamente com os clientes tenham esse tipo de capacitação.
2. Coloque em prática o atendimento humanizado
O atendimento tem se tornado cada vez mais rápido e isso tem a ver com o avanço tecnológico. Entretanto, com essa velocidade, o relacionamento com o cliente se tornou algo mecanizado. É justamente aí que entra o atendimento humanizado: com ele, é possível ter mais pessoalidade com o consumidor e ele se sentirá importante para a empresa. Por isso, mostre a ele que seu problema é significativo e todos farão o possível para resolvê-lo.
Mesmo que os clientes tenham quase sempre os mesmos problemas, nunca os deixe sem resposta. Dedique-se sempre a resolver essas situações com mais proximidade — esse é ponto-chave do atendimento humanizado.
3. Tenha um leque variado de opções de contato
Dentro de uma empresa, o atendimento telefônico ainda é utilizado para entrar em contato com seus clientes e fornecedores. Entretanto, como vivemos em uma época em que os meios de comunicação se tornaram muito mais velozes, o atendimento não é diferente. É possível entrar em contato com seus clientes de diversas formas, e quanto mais rápido, melhor para os dois lados. Por isso, opte por fazer atendimentos via WhatsApp — aqui, aconselhamos a ter um número profissional, estritamente para o horário comercial —, e-mails e chats.
Essas últimas opções são ótimas, pois todos estão conectados por meio do smartphone e, muitas vezes, o cliente não tem a possibilidade de atender a um telefonema, mas consegue responder mensagens.
Outro ponto para levar em consideração em um bom atendimento, independentemente da plataforma, é garantir que todos os consumidores sejam respondidos. Estar à disposição deles é um passo importante para o atendimento humanizado, por isso, invista em formas variadas de contato.
4. Mostre ao cliente que você está disponível
Em um atendimento humanizado, a rapidez na resposta para um cliente é o que indicia o início de um bom trabalho. Mas o mais importante é manter este suporte. Por isso, o ideal é que os profissionais estejam 100% disponíveis para os consumidores.
É possível fazer treinamentos em que o colaborador tenha a consciência do que é prioridade,. No caso de uma ligação em que um cliente está à procura de um apartamento, por exemplo, ele deve ser priorizado.
Esforçar-se para oferecer o melhor atendimento sempre e fazer com que ele se sinta único é uma tarefa um pouco difícil, no começo, mas depois, a prática vem e todos saem ganhando. Tenha um relacionamento sem interrupções e esteja totalmente disponível: você verá a diferença.
Fonte: Moving Blog
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Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES