Existem basicamente dois tipos de corretores: os que trabalham em imobiliárias e os autônomos. Os autônomos trabalham por conta própria, ou seja, não têm vínculo empregatício com nenhuma empresa. Naturalmente, ele pode enfrentar maiores desafios.
Mas, como qualquer corretor, ele precisa de registro no CRECI e existe uma legislação que se aplica a ambos: ao autônomo e ao empregado.
Quais são os desafios de ser autônomo?
O corretor autônomo deve se aperfeiçoar tanto (ou mais) que um corretor empregado em alguma imobiliária. O mercado competitivo exige essa capacitação.
Já falamos que ele deve ter registro no CRECI antes de iniciar seu trabalho. E não deve parar de se aperfeiçoar, ou seja, deve fazer cursos e treinamentos para se manter atualizado e à altura de seus concorrentes. Deve desenvolver ao máximo as habilidades técnicas e as soft kills (habilidades mais pessoais que podem ser aproveitadas no trabalho).
Quais as dificuldades de um corretor autônomo?
Trabalhar de forma autônoma é um desafio em qualquer profissão. Ele terá que trabalhar sozinho, sem vínculo a uma empresa que assume seu salário e garante suas comissões, além de facilitar o processo de aposentadoria. Em uma imobiliária, ele está em contato com outros corretores também, na mesma situação que ele.
Claro que o corretor autônomo também interage com outros profissionais de sua área, mas juridicamente as coisas são diferentes. Por exemplo, para garantir sua aposentadoria, ele deve assumir integralmente o valor mensal da Previdência Social, já que não tem carteira assinada. Ele depende exclusivamente das comissões que ganha e deve trabalhar com talento e competência para consegui-las.
Em vez de querer todos os clientes para si, ele deve trabalhar em parceria com outros corretores para não ficar isolado, com um networking pobre, pouco procurado pelas pessoas interessadas em comprar e alugar imóveis. Concluímos que fazer parcerias com outros corretores e outros profissionais ajuda na estratégia de um marketing imobiliário eficiente para qualquer corretor autônomo.
Vale lembrar que o mercado imobiliário é competitivo e as pessoas estão mais esclarecidas. Portanto, o corretor deve trabalhar da forma mais correta possível para manter uma boa reputação e conquistar o maior número possível de clientes, que o ajudem em seu marketing imobiliário divulgando seu nome de maneira informal.
O corretor imobiliário autônomo pode seguir algumas dicas para se promover no trabalho e conseguir sucesso em sua carreira:
Tenha foco, disciplina e organização
Invista em marketing digital
Use tecnologias a seu favor
Além dessas, há outras dicas interessantes, como:
- Ofereça atendimento diferenciado;
- Conheça bem o perfil do cliente;
- Faça seu marketing pessoal;
- Aperfeiçoe-se por meio de cursos e treinamentos;
- Se possível, faça um curso superior
O corretor autônomo deve investir bastante em marketing imobiliário e nem sempre isso exige dinheiro. É preciso também desenvolver habilidades e ter muita força de vontade para atuar no mercado.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação