O importante é aprender a Linguagem Corporal e saber como se comportar com o próprio corpo.
O sucesso ou o fracasso de uma conversa tem muito a ver com a mensagem que o corpo transmite, tanto em silêncio como durante uma fala.
O que o seu corpo está me dizendo?
A linguagem corporal é uma das formas mais antigas e naturais de comunicação entre os seres humanos. Por meio de gestos, postura, tom de voz e até mesmo o modo de andar podem transmitir sensações e emoções.
Engana-se quem pensa que a comunicação verbal é a única forma de dizer ao outro sobre si mesmo, a comunicação não verbal pode mostrar medo, desconfiança, raiva, tédio, felicidade, simpatia e muitas outras emoções.
A partir da linguagem corporal é possível melhorar ou prejudicar a imagem, afinal de contas, todas as nossas expressões e formas de agir transmitem uma mensagem e até mesmo enfatiza pontos fracos ou fortes de alguém.
Lembre-se que a linguagem corporal se apresenta nos pequenos detalhes da nossa comunicação. Portanto, tenha sempre atenção ao seu modo de falar e agir, já que alguns trejeitos acabam sendo repetidos e tornam-se inconscientes e naturais.
Converse com pessoas próximas a você e veja o que elas tem a dizer sobre a sua comunicação não-verbal. Aceite o feedback e treine para tentar mudar os pontos negativos. Saiba que, muitas vezes, o modo de falar é mais importante do que o que é falado.
Apenas com treino é possível deixar de lado velhos hábitos e incorporar novas práticas da linguagem corporal.
Você vai passar mais confiança aos seus clientes se seguir estas dicas:
1 – Apresentação: comece sempre com um sorriso
Um sorriso sempre traz maior receptividade às pessoas. É uma forma de passar segurança, interesse e simpatia ao seu interlocutor logo de cara. Sendo assim, receber as pessoas com um sorriso demonstra a sua boa vontade em atendê-las. Além disso, sorrir ao receber e ao conversar é uma demonstração de respeito e educação. Mas claro, procure sorrir no momento certo, já que pode ser desagradável quando o cliente está reclamando de algo enquanto você sorri, por exemplo. Tome cuidado para não parecer forçado. O sorriso deve sempre ser natural e de boa vontade.
2 – Evite cruzar os braços durante a conversa
Esta é uma das principais orientações dada por especialistas em linguagem corporal. Ao conversar com os braços cruzados, você demonstra insegurança, desconforto e, até mesmo, falta de interesse.
Procure encontrar uma posição mais neutra para os seus braços, sem mexê-los com muita frequência, mas também sem deixá-los totalmente imóveis. Mas o mais importante é nunca cruzar os braços ao falar com alguém.
3 – Olhe nos olhos do seu cliente
Outra dica muito importante de linguagem corporal: em muitos casos, o olhar diz tudo. Uma conversa olho no olho proporciona confiança e transparência. Já quando se desvia o olhar, pode indicar confusão e falta de clareza naquilo que está sendo dito.
A recomendação é sempre olhar nos olhos de quem está conversando com você, para fazer com que ele entenda que você é a pessoa certa para resolver as questões dele e para que ele se sinta seguro e confortável com o seu atendimento.
4 – Não tenha pressa para falar
Falar com rapidez, como se estivesse com pressa, pode causar desconforto no cliente, pois dá a impressão de que você tem outras prioridades e que deseja encerrar logo a conversa. Além disso, o risco dele não entender o que você diz é alto. Sendo assim, busque um tom de voz adequado, para que a mensagem que você deseja transmitir seja mais assertiva. Fale com calma, pausadamente, articulando bem as palavras e respirando tranquilamente entre as frases.
5 – Cuidado com a sua testa
Esta é outra preocupação importante, apesar de poucos darem atenção a isso: uma pessoa que está nervosa ou em dúvida, muito provavelmente irá enrugar a testa, o que com certeza não é indicado para quem quer vender um imóvel. Tome cuidado com a sua linguagem corporal e preste atenção na forma que sua testa se mexe e respire fundo, procure ter calma antes de falar com o seu cliente. Demonstre que você domina o assunto e passe credibilidade e segurança a ele.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação