O 18º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami) será realizado na próxima semana, em um momento da economia que exige ainda mais conhecimento, inovação, avaliações precisas, troca de experiências e referências externas. Marcado para o período entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, o evento foi pensado exatamente para contribuir de forma efetiva no enfrentamento da crise e na busca pelo desenvolvimento do setor, com palestrantes nacionais e internacionais.
“O Conami é, sem dúvidas, o mais importante evento empresarial do segmento e, neste ano, acontece em um momento da economia que exige ainda mais conhecimento, inovação, avaliações precisas, troca de experiências e referências de outros mercados”, explicou Fernando Willrich, presidente do Secovi de Florianópolis e Tubarão, responsável pela organização do congresso. As inscrições estão abertas no site www.conami2015.com.br. O Congresso tem o apoio dos Secovis de todo o Brasil, da Fecomércio-SC e CRECI-SC. Conheça a seguir o conteúdo das palestras.
ECONOMIA
Tendências e Perspectivas do Mercado Imobiliário
Como o desemprego e a tendência de queda da renda da população podem prejudicar o setor? O crédito imobiliário ainda pode ser considerado um fator de impulso? Até quando o bônus demográfico influenciará positivamente o mercado? Quais são as perspectivas do mercado imobiliário? Os economistas Bruno Oliva (SP) e Álvaro Dezidério da Luz (SC) farão uma análise macro e microeconômica do setor imobiliário, apontando as suas tendências.
Bruno Oliva – Pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da FGV. Possui Mestrado em Economia de Empresas pela FGV-SP (2008) e graduação em Economia pela USP (2004). Foi economista na Tendências Consultoria Integrada e LCA Consultores, além de consultor da Unesco, professor do Insper – Instituto de Ensino e Pequisa e PUC-SP.
Álvaro Dezidério da Luz – Economista formado pela Ufsc. Mestre em Economia e Finanças. Ex-professor da Ufsc e Udesc nas áreas de Macroeconomia e Finanças Públicas. Economista Chefe da SOMMA Investimentos entre 2010 e 2013. Diretor de Gestão de Recursos do Iprev SC entre 2005 e 2009. Gerente Financeiro da Quanta Previdência Unicred desde 2014. Professor da Escola de Negócios Positivo – Pós Graduação aplicada à gestão de investimentos e riscos em previdência pública e privada.
INTERNACIONAL
Pensar globalmente e agir localmente
O mercado imobiliário está definitivamente globalizado. Pessoas de outros países procuram imóveis para comprar ou alugar no Brasil. Da mesma forma, brasileiros buscam oportunidades de investimento imobiliário no exterior. Que tal acrescentar negócios internacionais à sua carteira? Saiba como obter uma fatia desse imenso bolo, mesmo sem sair de sua cidade (e até mesmo sem ser fluente em outro idioma).
Franck Dossa (EUA) – Corretor de imóveis em Miami e conferencista internacional em investimentos imobiliários. Filho de mãe francesa e pai africano, cresceu em Benin e na França. Formado em engenharia de software em Paris, onde atuou por 15 anos, possui fluência em francês, inglês, espanhol e se comunica em português e italiano.
Laerte Temple – Administrador, advogado, mestre em Administração, doutor em Sociologia/Relações Internacionais (PUC/SP). Especialista em criatividade pela Creative Education Foundation, Buffalo, de Nova Iorque. Professor da Graduação em Administração e do MBA na PUC/SP e ESPM/SP. Co-criador do curso de MBA em Negócios Imobiliários (desde 1989). Diretor superintendente do Secovi – SP e da Universidade Secovi. Membro do Board do Icrea – International Consortium of Real Estate Association, mantenedor do Portal WorldProperties.com.
Mercado imobiliário nos EUA e gestão de propriedades em tempos de crise
Os Estados Unidos enfrentou recentemente uma profunda crise econômica que fez com que o valor dos imóveis caíssem sensivelmente. Conhecida como o estouro da bolha imobiliária, a crise do subprime de 2008 fez com que sólidas instituições beirassem a falência, precisando ser socorridas pelo governo. O segmento de administração imobiliária também vivenciou aquele momento e precisou se adequar à nova realidade. O 18º Conami traz a Florianópolis os principais executivos do Irem – Institute of Real Estate Management para contar como enfrentaram a crise econômica.
Lori Burger (EUA) – É presidente do Irem, vice-presidente sênior e diretora da Eugene Burger Management Corporation, com sede em Rohnert Park, Califórnia. A empresa possui 400 funcionários em diversos estados e uma carteira composta por mais de 6.500 unidades residenciais, 20 mil casas de condomínios e cerca de 200 mil metros quadrados entre áreas comerciais, escritórios e espaços industriais.
Russ Salzman (EUA) – É vice-presidente executivo e CEO do Irem. Em Chicago, está à frente de uma talentosa equipe de profissionais e supervisiona um orçamento superior a 11 milhões de dólares, destinados a formar as melhores práticas e aperfeiçoamento para os profissionais do setor. Com seu trabalho, prepara equipes vencedoras, com inovação e desenvolvimento pessoal.
Atualidades na Administração Condominial em Portugal e no Brasil
A administração condominial está diretamente relacionada ao bem-estar das pessoas. Em um ambiente de crescente complexidade é necessário conhecer o ambiente e criar normas e parâmetros que orientem as empresas com o objetivo de beneficiar a sociedade. Com este enfoque, países conseguem avançar na direção de programas de autorregulamentação, como o brasileiro Procondo – Programa de Autorregulamentação da Administração Condominial, que visa à certificação das empresas. O painel apresentará a realidade da administração condominial em portugal e o programara de autoregulamentação no Brasil.
Vitor Amaral (POR) – Presidente da Apegac – Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios.
Deborah Mendonça (RJ) – Presidente da Abadi – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis.
GESTÃO
Planejamento Estratégico para o Mercado Imobiliário em Tempos de Turbulência
O planejamento estratégico é sempre uma excelente ferramenta de auxílio ao processo de tomada de decisão. Ainda mais em períodos de instabilidade. Planejar proporciona ao gestor realizar o que deveria ser feito sempre: parar, pensar, listar alternativas, escolher uma e tomar a decisão com convicção naquilo que é a base de sua escolha, ou seja, o próprio planejamento estratégico. Prestar atenção ao ambiente, pensar alternativas e refletir sobre suas consequências é essencial para a execução de estratégias que tragam resultados positivos.
Mauricio Fernandes Pereira – Pós-doutorado em Administração pela USP/FEA e pós-doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor do Departamento de Ciências da Administração da Ufsc. É autor e co-autor de diversos livros em Planejamento Estratégico, entre eles: Planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz; Planejamento Estratégico: teorias, modelos e processos.
Inteligência de Mercado: como as empresas do setor imobiliário podem aumentar a competitividade
Eduardo Lapa trará experiências nacionais e internacionais sobre empresas que utilizaram inteligência de mercado, apresentando como esta prática impactou a formulação de estratégia, suportou decisões e até mesmo mudou modelos de negócios. Lapa exibirá ainda cases do segmento imobiliário para mostrar a aplicação prática aos participantes.
Eduardo Lapa – CEO do Grupo Plugar Informações Estratégicas, que congrega empresas de inteligência e monitoramento de informações. Analista de sistemas, pós graduado pela FGV, Unicamp e Mestre pelo IBMEC. É docente na FGV-RJ, ESPM e UFRJ. Autor do Livro “Gestão de Conteúdo como apoio à Gestão do Conhecimento” e co-autor de vários livros sobre gestão do conhecimento. Prestou consultoria para empresas como a Patrimóvel, Lopes, Dataprev, Ministério do Planejamento, Sebrae, Itaipu, Petrobras, TV Globo, Oi, Vale, Magnetti Marelli, Lojas Americanas, entre outras.
COMPORTAMENTO
Psicodinâmica aplicada aos negócios
Esta palestra apresentará o mosaico de aspectos da psicodinâmica que compõe a mente de empresários: os mecanismos de defesas, como lidar com eles e melhorar os resultados nos negócios. Destacará a importância da aplicação da psicodinâmica no dia-a-dia, como meio de melhorar a qualidade nos resultados e no trato com equipes: a conduta empreendedora em equipes, estratégias de liderança e o conceito da Orientação para Resultados em equipes integradas.
Luiz Fernando Garcia – Palestrante nacional e internacional, empresário e terapeuta especializado em proprietários, presidentes e executivos de negócios. Coordenador do Grupo Dirigido de Psiconâmica em Negócios. Graduado em administração de empresas, com especialização em mercadologia. Psicólogo e psicanalista em formação, credenciado em instrumentos internacionais de avaliação de perfil comportamental. Coordenou a equipe responsável pelo desenvolvimento da metodologia Empretec no T.O.T. (Trainning of Trainners)/ONU, bem como pela capacitação dos facilitadores e trainees do Empretec/Sebrae.
O foco define a sorte
No mundo dos negócios é muito importante ter foco, eleger prioridades e estabelecer objetivos. Para desenvolver o foco, muitas vezes é necessária uma mudança de paradigma e modelo mental. Com o uso de métodos e procedimentos adequados, o gestor será capaz de agir com foco, aumentar sua performance e atuar com excelência.
Dulce Magalhães – Ph. D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (EUA), Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), Pós Graduada em Marketing pela ESPM-SP, Especialização em Educação de Adultos pelas universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra). Representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco – EUA. Autora dos Livros: O foco define a sorte e Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida.
INOVAÇÃO
Inovações em gestão e o consumidor na internet
A empresa Google é reconhecida como uma das mais inovadoras do mundo, não somente em serviços mas também em gestão. Esta palestra apresentará algumas inovações introduzidas pela Google no ambiente de trabalho, que produzem ótimos resultados, além de mostrar comportamentos dos internautas em suas buscas na internet.
Alessandro Leal – Diretor de negócios da Google do Brasil.
ATUALIDADES
Novos Modelos de Locação de Imóveis: built to suit, sale and lease e superfície
Dr. Sylvio Capanema de Souza – Desembargador aposentado, ingressou na magistratura em 1994. É professor titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes, professor titular de pós-graduação em Direito Civil da Universidade Estácio de Sá e professor titular de Direito Civil da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. Co-autor do projeto de lei da atual lei do inquilinato (lei 8245/91). Exerceu, de 1970 a 1994, o cargo de consultor jurídico da Associação dos Proprietários de Imóveis do Rio de Janeiro e da Confederação das Associações de Proprietários de Imóveis do Brasil.
A relação entre a imobiliária e o corretor por meio do instituto do Corretor Associado
A forma de associação entre imobiliárias e corretores de imóveis se tornou realidade no dia 20 de janeiro de 2015 com a publicação de Medida Provisória 656, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. O novo instituto confere maior segurança jurídica às relações negociais, pois autoriza de forma expressa que corretores de imóveis se associem a imobiliárias, mantendo sua autonomia profissional, sem caracterizar vínculo empregatício e previdenciário. Este painel é formado por representantes das imobiliárias, corretores de imóveis e poder público.
Deputado Federal Edinho Bez – Autor do projeto de lei originário que propôs a criação do instituto do Corretor Associado.
Marco Augusto Netto – Empresário e coordenador nacional de incorporações imobiliárias da CBCSI – Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários.
Joaquim Ribeiro – Corretor de imóveis e presidente da Fenaci – Federação Nacional dos Corretores de Imóveis.
A atuação nacional da CBCSI – Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários
Em um ambiente democrático as empresas precisam de organização e articulação na defesa de seus interesses, principalmente por meio de suas entidades representativas. As empresas de comércio e serviços imobiliários e condomínios são representadas nacionalmente pela CBCSI/CNC, Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários, da Confederação Nacional do Comércio. Assuntos relacionados a incorporações, loteamentos, locação, comercialização e administração imobiliária e de condomínios são alvo de constantes debates e diálogos com os poderes constituídos, sempre na busca da melhoria do ambiente de negócios e segurança jurídica à atividade econômica e do bem estar no convívio condominial.
Pedro Wähmann – Economista formado pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Diretor da Administradora Quatro Marias, desde 1974. Presidente do Secovi Rio desde 1999. Diretor efetivo da Confederação Nacional do Comércio, eleito em setembro/2014. Coordenador Geral da CBCSI, órgão que reúne todos os Secovis do Brasil, desde 2005. Palestrante em encontros internacionais do mercado imobiliário realizados no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Guatemala, Espanha e Itália. Detentor do prêmio Pinhão de Ouro, outorgado pelo Secovi PR e da medalha Alicerce e prêmio Pensador Nacional, conferidos pelo Secovi RS..