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Indicador interrompeu dois meses de alta e caiu 4,3% em agosto, para 102,3 pontos, pior resultado desde abril de 2009
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) interrompeu dois meses de alta ao cair 4,3% em agosto, para 102,3 pontos, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se do pior resultado desde abril de 2009, quando o indicador atingiu 99,7 pontos. O ICC subiu 3% em julho, para 106,9 pontos. Em junho, houve avanço de 1%. “A confiança do consumidor diminui e decepciona aqueles que esperavam a reversão da tendência de queda iniciada em 2012. Novamente o resultado foi influenciado pela insatisfação dos consumidores com o estado geral da economia”, disse em nota a coordenadora da pesquisa da FGV/IBRE, Viviane Seda.
A FGV informou que o ICC foi pressionado pelo indicador que mede a avaliação dos consumidores sobre a situação econômica geral. O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a economia no momento caiu 13,6% em agosto ante julho, para 65,4 pontos, menor nível desde abril de 2009. Já o indicador que aponta o grau de otimismo com a economia mostrou que os consumidores tornaram-se novamente pessimistas ao recuar 3,9%, para 90,8 pontos, na mesma base de comparação.
O consumidor brasileiro vem enfrentando cenário de baixo crescimento associado a juros altos e inflação elevada. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 5,1% em agosto, para 107,2 pontos, menor nível desde maio de 2009. O Índice de Expectativas caiu 1,1%, para 100,1 pontos, menor patamar desde março de 2009.
(Com agência Reuters)