Falar sobre o ramo imobiliário é pensar diretamente na compra e venda de terrenos, espaços e imóveis. Contudo, é bem raro que uma pessoa escolha o primeiro local que vê, a menos que o preço seja excelente ou se for um caso de “amor à primeira vista”.
Como essas situações não são tão comuns, as pesquisas costumam ser constantes, especialmente com as constantes variações de juros e a taxa SELIC. Sabendo disso, é fácil perceber que não basta apenas ter um ótimo imóvel para comercializar!
Quer saber como inovar no ramo imobiliário e ainda conseguir fidelizar os seus clientes? Continue acompanhando esse post e descubra três formas simples de alcançar os seus objetivos e, o melhor, sem gastar muito!
1. Virtualize seu negócio
A pandemia do coronavírus fez com que muitos setores tivessem que inovar as suas formas de atuação, inclusive o ramo imobiliário. E você sabia que muitas dessas mudanças vieram para ficar, como é o caso dos atendimentos virtuais?
O dono de uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico pode não ter tempo de visitar um local para abrir uma nova sede, mas isso não significa que ele não quer saber como ele é antes de fechar o negócio.
A virtualização do seu negócio surge justamente para ajudar as pessoas que não têm tempo de fazer visitas físicas. Com ela, você consegue mostrar todos os benefícios do local por meio de chamadas pela internet.
Muitos acham que a internet afasta as pessoas, e não é errado quando isso envolve pessoas que trocam relações cara a cara. Todavia, ela também pode causar aproximações e isso é muito visível no ramo imobiliário.
2. Invista em estratégias de marketing
Não basta apenas “estar” presente no mundo digital, você precisa “marcar” presença nele! Para garantir isso, a melhor estratégia é optar pelo marketing imobiliário! Por mais que esse mercado tenha crescido 26% durante a pandemia, ele não está livre dos riscos.
Assim como uma empresa de demolição controlada, o ramo imobiliário está fadado a instabilidade, crises, inflação, taxas de juros, entre outros problemas que podem ocasionar a falência de diversas empresas, o que faz com que os investimentos em estratégias sejam essenciais.
Lembre-se: um corretor de imóveis vende e aluga mais do que terrenos e construções, o trabalho deles está ligado com sonhos, que precisam ser concretizados. Assim, esqueça os tradicionais textos e comece a investir em vídeos, imagens, lives e storytellings.
Foque em alcançar não só o racional do cliente, mas também o emocional, que garantirá que ele sempre lembre de você, seja para uma nova compra ou até mesmo para uma indicação.
3. Foque na experiência do cliente
Vamos supor que você foi em uma grande loja de soluções para o universo eletrônico, mas não foi bem recepcionado pelo vendedor. Você ainda compraria um suporte para monitor de mesa ou qualquer outro produto no local?
Nesses casos, é possível que você tome algumas atitudes distintas, como sair da loja e ir procurar em outro lugar ou trocar de vendedor, mas dificilmente você fechará a compra com a pessoa que não foi receptiva com você! No ramo imobiliário, a experiência do cliente é o fator determinante para garantir o sucesso ou o fracasso de uma negociação. Por isso, é fundamental que você garanta que ele tem boas lembranças dos seus serviços ou os dos seus funcionários.
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.