A exigente geração Y é responsável por mudanças significativas no setor imobiliário. Nascidos entre os anos 1980 e 2000, os chamados Millennials são consumidores com prioridades diferentes dos seus pais e avós. Entre os sonhos dessa geração altamente conectada também estão os imóveis, no entanto, nem sempre os bens materiais encabeçam a lista. Primeiro, os estudos, a flexibilidade no trabalho e, mais adiante, a casa própria. Inclusive, alguns preferem continuar morando de aluguel, o que não os “prende” em determinado lugar.
A pergunta é: como lidar com a geração Y em um mercado cheio de opções para alugar e comprar?
Quem é a geração Y?
A geração Y nasceu entre meados da década de 1980 até o finalzinho da década de 1990. Segundo dados do IBGE, a geração representa mais do que 30% da população brasileira, ou seja, economicamente ativos, os Millennials são decisivos para a maioria dos negócios.
Como a geração Y viveu a grande transição do analógico para o digital e grandes conquistas da sociedade, traz consigo marcas de seus pais, porém, com as suas peculiaridades, que você lê na sequência.
Bastante familiarizados com a tecnologia, os Millennials estimam a praticidade, principalmente em processos que podem ser resolvidos pelo smartphone. Além disso, valorizam vivências e experiências, como mais viagens durante o ano e o intercâmbio para aperfeiçoar uma segunda língua.
Justamente pela praticidade a geração Y não tolera perder tempo no trânsito e gosta de flexibilidade. Troca residir em uma casa grande por um loft à venda mais perto.
Canais digitais que demoram no atendimento perdem pontos com os Millennials, que escolhem atenção personalizada e marcas que contribuem com o meio ambiente e com instituições filantrópicas.
Qual é o perfil dos imóveis da geração Y?
A geração Y tem uma tendência aos apartamentos, o que justifica a acelerada verticalização das cidades brasileiras. Com famílias menores – um ou dois filhos, as vezes solteiros, os Millennials priorizam espaços compactos, mas práticos e aconchegantes para viver bem.
Veja a seguir algumas das principais características que a geração Y procura nos imóveis:
· Boa localização: perto do trabalho, da faculdade, dos locais de lazer e com fácil acesso aos demais pontos interessantes da cidade;
· Locomoção: a geração Y não é tão fã assim de automóveis, deixando claro sua preferência por outros meios de locomoção não poluentes e econômicos: bicicleta, patinete e a pé. Portanto, o bairro que tiver ciclovias e acessibilidade para os principais pontos de lazer costuma vencer;
· Tecnologia: acesso monitorado ao condomínio, portas virtuais, cadastros com senhas ou biométricos, entre outras facilidades da tecnologia são pedidos corriqueiros;
· Áreas de convivência: áreas comuns despertam o interesse da geração Y, pois seus apartamentos não costumam ser grandes;
· Home office: essa geração conhecia o home office antes da pandemia acontecer. Outro modo, o híbrido, que envolve um tempo em casa e outro na empresa, valoriza os imóveis que têm espaço para trabalhar em casa;
· Soluções ecológicas: sai na frente o condomínio que tem programa de reciclagem, hortas, reaproveitamento da água da chuva etc.
Como falar de imóveis com a geração Y?
A geração Y está conectada, então, ter um site com layout atrativo e responsivo para celular, criar posts relevantes nas redes sociais, ser cordial no atendimento on-line e presencial e mostrar o real interesse pelas necessidades do cliente em potencial é obrigação.
Não perca tempo oferecendo imóveis que estão fora dos aspectos que acabamos de lhe apresentar. Afinal, essa geração sabe o que deseja e pesquisa muito antes de fechar negócio, seja para alugar e mais ainda, comprar.
Invista em fotos de qualidade para os seus imóveis à venda, use a tecnologia a seu favor, como o QR Code e a realidade virtual, que permitem maior interatividade e acesso ao apartamento para vender antes mesmo da visita presencial.
A geração Y é diferenciada e curte um atendimento personalizado, sobretudo em um investimento tão alto quanto é o de um imóvel. O mercado entendeu esses sinais e está cada dia mais digital, explorando de maneira inteligente os canais que os Millennials acessam.
Fique ligado!
Fonte: Publicidade Imobiliária
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação