O mercado imobiliário e a rotina de um corretor de imóveis possuem muito dinamismo. Para ter sucesso na carreira, o corretor precisa de uma rotina organizada e com tarefas que permitam alcançar suas metas e objetivos profissionais, sabia disso? Então confira como é a rotina de um corretor de imóveis!
Rotina de um corretor de imóveis: organização do dia
Com diversos compromissos no dia, organizar a sua rotina é essencial para o corretor de imóveis. As distrações são muitas, por isso, o profissional que não tem organização com sua rotina de trabalho pode cair na procrastinação, atraso nos prazos, perder compromissos e até negócios.
Para evitar uma rotina desorganizada e as consequências dela, siga alguns passos para ter uma rotina de um corretor de imóveis mais organizada:
- Certifique-se de todas as obrigações que devem ser cumpridas durante o dia;
- Comece as atividades pelas mais difíceis e urgentes;
- Deixe para o final do dia as atividades que não são urgentes e que são de fácil e rápida resolução.
Manter a organização da carteira de clientes
Você já percebeu que a organização é comum na rotina de um corretor de imóveis? E deixar a carteira de clientes organizada também faz parte da rotina diária do profissional.
Uma carteira de clientes organizada ajuda a ter uma visão mais ampla do mercado, e, consequentemente, conseguir cadastrar dados, incluir imóveis que façam parte do perfil deles, gerenciar contatos, anotar e ver as reuniões, visitas e outro processos diários.
A famosa agenda de papel pode ser aposentada com o uso de tecnologias que facilitam a organização e controle da carteira de clientes. Uma das mais utilizadas é o Customer Relationship Management (CRM), que permite realizar uma infinidade de tarefas diárias necessárias para concretizar uma transação imobiliária.
Entrar em contato com os clientes
Uma das tarefas da rotina de um corretor de imóveis é entrar em contato com os clientes da sua carteira.
Mesmo os clientes que já possuem longo relacionamento ou que já finalizaram uma negociação, não podem ser desconsiderados. O corretor precisa manter contato e verificar se há algo que possa ajudar, como novos imóveis de seu interesse, locação de propriedades, outros questionamentos e suporte que os clientes podem necessitar.
Além do mais, faz parte da rotina de um corretor entrar em contato com interessados em seus serviços ou imóveis da sua carteira. Os contatos podem ser feitos através de diversos meios, como telefone, WhatsApp, redes sociais, site, entre outras plataformas que o corretor mantém. Assim, é necessário dedicar um tempo durante o dia para realizar essa tarefa.
Fazer visitas
As visitas aos imóveis para locar e vender também fazem parte da rotina de trabalho do corretor. Por isso, manter a agenda organizada é tão importante, pois é necessário saber com antecedência os compromissos do dia.
O ideal é conferir um dia antes com os clientes agendados se eles poderão ou não ir às visitas, assim é possível encaixar outros clientes interessados e evitar deslocamentos desnecessários até os imóveis ou um dia improdutivo.
Cuidar da papelada
Toda transação imobiliária, seja locação ou venda de um imóvel, necessitam de documentos e processos para serem concretizadas. Assim, cuidar da papelada também faz parte da rotina de um corretor.
Ao realizar uma transação imobiliária é preciso ficar atento a documentação, como:
Documentos que devem ser providenciados, de acordo com cada cliente e transação que será realizada;
- Listar as etapas da negociação e o que será necessário em cada uma delas, desde a visita até a concretização da venda;
- Verificar as informações que precisam ser colhidas com o cliente;
- Entre outros pontos de acordo com a transação realizada.
Se atualizar sobre o mercado imobiliário
Assim como a profissão de corretor de imóveis é muito dinâmica, o mercado também é, o que exige que o profissional se atualize diariamente sobre o mercado imobiliário.
Ficar de olho nas notícias sobre o mercado imobiliário e economia, além de ser essencial para o corretor, também permite ficar sabendo das oportunidades e tendências desse setor, além de passar maior credibilidade aos clientes com informações atualizadas e seguras.
Fazer networking
O corretor precisa diariamente trabalhar a sua rede de contatos, além de fazer cursos em sua área, pois é através disso que ele aumenta sua carteira de clientes, constrói relacionamentos, realiza transações e aproveitar oportunidades.