A Série “Conselho de Mulher” será exibida durante todo o mês de Março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo do “Conselho de Mulher” é apresentar as mulheres que fazem parte do nosso Conselho, como efetivas e suplentes, para que as Mulheres Corretoras de Imóveis se sintam ainda mais representadas junto ao Órgão.
Conhecendo as mulheres conselheiras, suas trajetórias e os desafios enfrentados as Corretoras de Imóveis poderão se inspirar para se manter firme na caminhada, sabendo que grandes mulheres já passaram pelo mesmo percurso. Aqui vamos compartilhar um pouco de suas histórias e sua participação relevante na sociedade como Corretora de Imóveis, mulher, mãe, amiga, e tudo mais que uma MULHER PODE SER, assim descobriremos que a MULHER PODE TUDO!
Acompanhe a Série “Conselho de Mulher” e saiba mais sobre as nossas Conselheiras:
Jane Rodrigues Rios – Conselheira Regional Efetiva; Ludmilla Silva Palmeira – Conselheira Regional Efetiva; Adriana Carreiro Sader – Conselheira Regional Efetiva; Neumar Miranda Daher – Conselheira Regional Efetiva; Maiara Fernandes Tófano Pim – Conselheira Regional Suplente; Daniela Rocha De Oliveira Torezani – Conselheira Regional Suplente.
A primeira a ser apresentada será a Srª. Jane Rodrigues Rios.
“Comecei a trabalhar no Mercado Imobiliário desde 1974, atuando como Corretora de Imóveis, Advogada e, ao mesmo, tempo trabalhando em uma grande empresa Construtora, que era também proprietária de uma Imobiliária e, em seguida, casada e mãe de dois filhos.
Devo dizer que fiz o meu patrimônio mais com os valores que recebi com os honorários pelas intermediações em negociações imobiliárias do que com recebimento de honorários advocatícios. Tenho grande orgulho de ambas as profissões.
Como Conselheira Regional e Diretora Adjunta da Mulher Corretora Nacional e Internacional, o conselho que dou as mulheres é que: Estejam sempre atentas à nossa legislação, principalmente o nosso Código de Ética Profissional para que, cada dia a nossa Profissão seja mais respeitada. As negociações e intermediações imobiliárias devem ser realizadas com profissionalismo, dinamismo e capacitação, inclusive para negociações no exterior, sem essas características o Mercado Imobiliário não caminha com desenvoltura. É importante também, participar das programações do CRECI/ES para sermos representadas em todos os eventos do mercado imobiliário.
Parabéns a todas as mulheres, profissionais exemplares e guerreiras, pelo nosso dia.”
Agora será a vez de apresentar a Srta. Ludmilla Silva Palmeira.
“Meu ingresso no mercado imobiliário ocorreu no ano de 2012, por meio de outro corretor de imóveis, que me levou ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI 13ª Região/ES, me apresentando a profissão, suas metas e desafios. Atualmente não realizo transações imobiliárias em vendas, minha área de atuação é a administração imobiliária.
Com o passar dos anos, percebi que não é fácil exercer a profissão, considero-a árdua, pois é difícil lidar diretamente com pessoas de temperamentos às vezes inexplicáveis. Mas, ao final de um trabalho de meses, ver em seus rostos a alegria e satisfação em realizar seus sonhos não tem preço. E é essa sensação que me leva a continuar, a não desistir e a prosseguir como Corretora de Imóveis.
O ramo imobiliário é um leque de oportunidades e de crescimento. É função de um corretor de imóveis não apenas intermediar uma negociação de compra e venda, é preciso que tenha um diferencial, seja ético, competente e saiba dialogar com seus clientes.
Não basta mostrar os imóveis, é necessário apresentar lares e soluções, possibilitando a realização de sonhos. É importante, ainda, entender da área jurídica, documentações, mercado financeiro, marketing, tecnologia, economia e outras informações técnicas que envolvem a venda e o aluguel de determinado imóvel.
O conselho que dou às mulheres corretoras de imóveis é que: “O bom corretor de imóveis vive de reputação, não de comissão” – Ricardo Molina”
A terceira Conselheira Regional que conheceremos será a Srª. Adriana Grillo Carreiro Sader.
“Ingressei na profissão de corretora de imóveis em 2003, em um mercado totalmente desconhecido e dominado por homens. Surgiram muitos obstáculos mas não desisti, cada um que superava, aprendia mais e via que era necessário passar por eles. Com isso fui me apaixonando pela profissão.
Em 2008 me empenhei para trazer o “Curso Superior de Gestão Imobiliária” para minha cidade (Cachoeiro de Itapemirim), foi um sucesso. Em 2010 me especializei em Avaliação e Pericia, abrindo novas oportunidades no mercado. Participo do Projeto Social “Construtores da Solidariedade” onde nos colocamos a serviço para ajudar a reconstruir casas de pessoas muito carentes, para que possam viver com dignidade.
Busco estar atenta as mudanças no mercado, interagindo com outros profissionais, compartilhando experiencias, trabalhando com ética e respeito que a profissão merece.
O Conselho que dou às mulheres é que: É possível escolher para cada fase da vida o que consideramos mais importante para nosso crescimento e realização pessoal. Mas, não se esqueça que temos que aproveitar nossos dons: o amor, o instinto materno, a sensibilidade, o romantismo, a delicadeza e que temos um Deus que nos ama e nos capacita. O importante é ter fé, fazer a nossa parte com muito amor e dedicação e seguir em frente, o resto Ele cuida.
O segredo do Sucesso está dentro de cada uma de nós!”
A quarta Conselheira Regional que conheceremos será a Srª. Neumar Miranda Daher.
“Iniciei em 1990, estava envolvida com Associação de moradores do bairro da Enseada da Praia do Suá, onde fui uma das fundadoras em 1983.
Partindo dessa experiência, fui escolhida para representar o conselho popular de Vitória, pela comunidade, no conselho PDU de Vitória. E mais adiante, participando de reunião do conselho popular de Vitória, conheci um corretor, proprietário de imobiliária na Praia do Canto, participante da associação da Praia do Canto, ele me convidou, e eu fui fazer uma experiência, foi em 1989, gostei, e logo procurei fazer o curso para legalizar, em 1990 já estava com minha carteira, e não parei mais. Sempre procurei fazer cursos de aperfeiçoamento e desde 2004 sou conselheira do creci
E meu conselho é: ter foco naquilo que pensa ser o melhor para o cliente, mesmo que no final da empreitada, não tenha sido breve como imaginavas. Mas teu cliente estando satisfeito, a missão estará cumprida.
A reputação pessoal e roupas adequadas para atender casais, é muito importante, assim como, acreditar no teu trabalho e muito profissionalismo, só assim conseguirá realização profissional. Abaixo lembro de uma mensagem que gosto muito, do livro – Situações Jurídicas da profissão de Corretor de Imóveis, autor Alexandre Raposo.
Mensagem Final – CRISE – Para nós, brasileiros e corretores de imóveis, esta palavra é muito comum. Mas existe uma solução. Tire “S” da CRISE e CRIE. Pois se você conseguir usar a criatividade, aquele “S” que tirou irá se transformar em MUITO SUCESSO.”
A quinta Conselheira Regional que conheceremos será a Srª.Maiara F. Tofano Pim.
“Meu ingresso aconteceu em 2013, meu pai é corretor de imóveis há mais de 35 anos na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES e fui seguir os passos da família, uma das melhores decisões. Um dos meus maiores desafios iniciais foi a falta de conhecimento, por isso, estudei e fiz muitos cursos. O desafio de estar em um mercado muito masculino é vencido a cada dia, sempre com atitudes.
Em 2018 iniciei o projeto “Mova-se”, uma iniciativa que apoia pessoas com deficiência em minha cidade. Apesar de embrionário, já tomou uma grande proporção e pretende dar bons frutos que irá auxiliar na mobilidade urbana.
Meu conselho profissional é: sejam profissionais e pessoas de execução. Capacitem-se, busquem cursos e informações, a profissionalização desta profissão irá te levar mais longe. Depois do conhecimento, executem, ponham em prática. Tudo o que você fizer com disciplina e prazo, surtirá efeitos positivos.”
A sexta e última Conselheira Regional que conheceremos será a Srª.Daniela Rocha de Oliveira Torezani.
“Gostaria de dizer a todas as mulheres que fazemos a diferença no mercado de trabalho, na economia doméstica e de uma forma singular, pois conseguimos dar em tudo que fazemos um toque a mais de sentimento, humanidade, charme, delicadeza; assim como carinho e zelo além de todo cuidado ao próximo, usando nossa empatia.
Não desanimem de prosseguir em qualquer que seja ao que se propuseram fazer, pois temos muita força e garra, e juntas somos mais fortes.
Participo ativamente de grupos da igreja católica ECC, EJC e sou muito feliz por me tornar melhor a cada dia, em uma contínua aprendizagem e ainda melhorando o próximo sempre em alguma coisa.
Parabéns a nós mulheres, pelo dia 08, pelo mês de Março e por todos os outros dias do ano, pois todo dia é nosso, pois fazemos acontecer, sempre!”