Economia Ig
A construtora Tecnisa anunciou nesta terça-feira (7) que passará a aceitar a moeda virtual bitcoin na compra de seus imóveis, já utilizada por empresas fora do país. Para oferecer o novo serviço, a empresa contará com o Bitinvest, empresa de moedas digitais que irá intermediar os pagamentos e convertê-los em reais.
Inicialmente, a Tecnisa aceitará a moeda digital apenas para o pagamento da primeira parcela da entrada do imóvel, enquanto amplia outros projetos internamente. A companhia também concederá um bônus de 5% no valor pago em bitcoins nesta transação.
Criado em 2009, o Bitcoin é descrito como um sistema de pagamento digital descentralizado, que permite ao usuário transferir dinheiro de maneira direta, sem intermédio de bancos ou outras partes que poderiam taxar as transações.
Para garantir a segurança do processo, a moeda digital é protegida por criptografia e seu fluxo é verificado por milhares de computadores ao redor do mundo. Atualmente, o Bitcoin é utilizado por mais de 7 milhões de pessoas e ultrapassa 40 mil usuários no Brasil.