Folha Vitória
A Secretaria de Justiça (Sejus) do Estado do Espírito Santo concedeu a 26 empresas capixabas o selo Ressocialização pelo Trabalho, entre elas, construtoras como Habitar, Bozi, CHS Engenharia, Cidade Engenharia e DM Construtora de Obras.
O selo, lançado em outubro de 2010, é concedido para empresas que ofertam oportunidades de trabalho para detentos e egressos do sistema prisional, reintegrando-os à sociedade e contribuindo para a redução dos índices de violência no Espírito Santo.
Mais de 100 empresas capixabas são conveniadas a Sejus, que é parceira do Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como objetivo promover a inclusão social de apenados. Juntas, essas empresas empregam mais de 1000 detentos e egressos do sistema prisional.
De acordo com o proprietário da Habitar Construtora e Incorporadora, Wander Belizário, o desempenho dos colaboradores – como ele chama os detentos e egressos – é excelente. “Atualmente nós empregamos 30 trabalhadores através da Sejus. Todos eles fazem um trabalho de bastante qualidade, pois querendo aproveitar a oportunidade que tiveram”, afirma Wander.
Os requisitos para receber o selo Ressocialização pelo Trabalho é ter empregado, nos últimos seis meses, cinco detentos que estejam no regime semi aberto e/ou 10 que estejam cumprindo regime fechado