Redimob
Profissional pode atuar no mercado de forma mais segura evitando responsabilizações desnecessárias.
O corretor precisa ter conhecimento de mundo, viver o mercado, para que possa, de fato, dar um passo rumo à excelência profissional. Mas não só isso: é indispensável que conheça intimamente as questões jurídicas correlacionadas ao setor no qual atua.
Segundo a advogada Josiane Wendt Antunes Mafra, o conhecimento jurídico permitirá ao corretor de imóveis transmitir não somente uma segurança ao seu cliente, mas a si próprio.
“Munido de conhecimentos, é possível atuar no mercado de forma mais segura e sem recair em responsabilizações desnecessárias. Na verdade, ainda que seja rotineira a contratação de profissionais jurídicos habilitados pelas mais diversas imobiliárias e corretores nos dias de hoje, continua sendo primordial que o corretor de imóveis tenha o mínimo de noção das questões jurídicas relativas ao mercado imobiliário”, afirma Josiane, em seu blog.
A advogada também justifica que o conhecimento jurídico é fundamental para o corretor de imóveis, uma vez que convive com regras jurídicas envolvendo desde seu registro e exercício da profissão, até os pactos dos quais faz a intermediação.
“Ocorre que o corretor atua num mercado extremamente dinâmico, cujos negócios podem ser fechados num estalar de dedos, daí a importância de estar atento também aos aspectos jurídicos. Na hora do atendimento, mas também durante as tratativas e ainda no pós-venda é o corretor que será diretamente procurado pelas partes envolvidas e, neste momento, o seu bom atendimento, a sua segurança em tomar decisões e passar informações, é que mostrará o diferencial de seu trabalho,” destaca.