Não importa qual seja a sua profissão, se você lida diretamente com o público precisa estar sempre apresentável. Que a imagem vale mais do que mil palavras, você já sabe, talvez o que você ainda não saiba é que ela pode construir ou destruir sua reputação profissional em pouco tempo. Parece injusto ou até mesmo exagerado, mas essa é uma verdade que muitos teimam em não encarar.
No mundo da corretagem não é diferente.
Não existe dia morto
Sabe quando você acorda numa segunda-feira e está aquele dia chuvoso, sem brilho, você não tem nenhuma visita marcada…
Pois é, o normal a se pensar nessas ocasiões é: Ah, vou colocar qualquer roupa e ficar no escritorio preparando a semana. Aí, justamente nesse dia, surge um cliente importante, muito interessado e você não está preparado. Sua aparência não é das melhores, nem o seu ânimo. Isso é o que acontece na maior parte das vezes que nós “achamos” que o dia vai ser morto e negligenciamos o visual. Portanto a dica número um dessa lista é: esteja sempre impecável. Você não sabe o que pode acontecer!
Corpo, voz e emoção
Outro fator (ou melhor outra combinação de fatores) que pode fazer você ganhar terreno num atendimento ou numa venda é a tríade: corpo, voz e emoção.
Talvez você ache que ela não está diretamente ligada à sua imagem, mas basta entender que o seu corpo exterioriza seu estado de espírito, a sua voz pode transmitir credibilidade, ânimo e sua emoção pode te ajudar a se sentir confiante, que você vai “sacar” que tudo isso fica bastante à vista dos outros. Não acha? Mas o inverso também pode acontecer. Por isso, fique ligado para ter esses três fatores a seu favor sempre. Cuide do modo como você fala, não tenha pressa ao se expressar, preocupe-se em ser claro. Ao mesmo tempo fique atento aos seus gestos, eles falam por você (numa conversa com o cliente, por exemplo, evite cruzar os braços, isso indica que você está fechado ao ponto de vista dele). E calibre o emocional para estar sempre alerta, positivo e confiante.
Roupas e acessórios são um investimento
Mesmo que você esteja sem vender há algum tempo, que o mercado pareça ruim, você deve se preocupar em fazer uma pequena reserva de dinheiro para investir em boas roupas e acessórios.
Para um profissional que lida de forma tão proxima com os clientes, como o corretor, ter boas roupas e sapatos ajuda a transmitir uma mensagem positiva. Além de melhorar a sua auto-estima, o jeito de se vestir diz muito sobre quem você é, e pode jogar contra ou a favor de seus objetivos. Estabeleça um estilo pessoal, que deixe à mostra sua personalidade, que reforce suas qualidades, e que não seja exagerado. Se por acaso, você não tem intimidade com moda, vale a pena buscar informação na internet ou até mesmo contratar um consultor de estilo para te dar algumas dicas inciais. O resto, é perfeitamente possível de fazer sozinho.
Além dessas sugestões, é importante ficar de olho no seu comportamento e em pequenos detalhes que podem não fazer diferença dentro do escritório, mas que podem transmitir coisas negativas aos clientes. Um profissional que se preocupa com a gestão do visual sabe que não pode sair para encontrar um cliente cheirando a cigarro, ou com hálito de café, por exemplo. Cabelos despenteados e camisa molhada de suor nem se fala. Tenha sempre por perto itens para sua higiene pessoal, roupas para trocar se for necessário e mantenha sua mesa e seu carro sempre arrumados e limpos. Além de boas energias, ter esse tipo de preocupação melhora sua imagem pessoal.
Experimente!!
Fonte: Blog Tecimob