Redimob
Nesta fase podem surgir dúvidas e muita insegurança. Esta é a hora do corretor de imóveis conduzir a negociação com habilidade.
O fechamento do contrato não é um momento confortável e fácil para o comprador e o corretor de imóveis, principalmente nos casos de aquisição de bens imóveis novos.
Nesta fase, surgem várias dúvidas e muita insegurança no momento de assinar o documento, segundo o corretor de imóveis, Rodrigo Barreto. “Os clientes, normalmente, ficam se perguntando se fizeram um bom negócio ou se não estão perdendo dinheiro . Já vi casos de o cliente desistir da compra no exato momento da assinatura, por pura falta de condução na negociação o qual muitos profissionais têm dificuldade.
Quando o cliente demonstra qualquer reação de desistência, o corretor deve ter em mente tudo àquilo que está em jogo, e não ficar pensando nos honorários pela transação imobiliária. “O corretor deve encontrar uma saída. Uma das maneiras é fazendo perguntas para atiçar e, novamente, despertar a ideia de o cliente ficar com o imóvel”, comenta.
Normalmente, no fechamento do contrato, a negociação fica restrita à condição de solucionar alguns problemas questionados pelo comprador, como um novo prazo, outro tipo de piso, um desconto, o recebimento de uma carta de crédito ou FGTS e, ainda, outra forma de negociar parcelas intermediárias. “É importante o corretor empenhar-se nas soluções e quando retornar para o cliente deverá apenas dizer: negócio fechado. Posto isto, puxe o contrato e pergunte: em nome de quem eu posso fazer o contrato?”, finaliza Rodrigo.