Mês de agosto começando e esse mês tem um valor especial para a profissão de Corretor de Imóveis, afinal, dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis.
O Corretor de Imóveis é uma peça fundamental no tabuleiro do Mercado Imobiliário. Afinal, é ele quem media a maior parte das transações de compra, venda, avaliação ou aluguel de imóveis. De fato, há muitas vantagens em atuar no ramo, como por exemplo: o bom retorno financeiro por meio dos honorários de corretagem, a flexibilidade de horários e a dinamicidade da rotina.
“O corretor de imóveis bem preparado sempre foi e continuará a ser indispensável em qualquer transação imobiliária. É ele quem detém conhecimentos específicos quanto às documentações imobiliárias, garantias, agilidade e segurança, evitando assim, incalculáveis prejuízos aos que na maioria das vezes transacionam 1 ou 2 imóveis numa vida inteira. Esses fatores significam lucro aos que contratam o profissional acima de sua remuneração média que é de 6% sobre o valor da venda de um imóvel que pode ser valorizado em mais de 10% por um trabalho bem feito ou o mesmo desconto na compra, diante do conhecimento do mercado e boa negociação pelo intermédio do corretor”. É o que afirma o presidente Aurélio Cápua Dallapícula.
Como surgiu a profissão de Corretor de Imóveis
A profissão corretor de imóveis está presente no Brasil desde os tempos da colonização, porém foi apenas no início do séc. XX, com o desenvolvimento das cidades e a comercialização de imóveis, que a corretagem destacou-se.
No início a profissão não era regulamentada e era vista por muitos como uma sub-profissão. Para que conseguisse o reconhecimento foi necessário muita luta. O primeiro sindicato de Corretores de Imóveis reconhecido no país foi no ano de 1937 no Rio de Janeiro. Em 1951, foi enviado ao Congresso Nacional a proposta de Lei nº 1.185, que pedia a regulamentação da profissão e definição legal dos direitos e deveres.
Somente em 1962 foi promulgada a primeira Lei da profissão, Lei n° 4.116/62 sancionada em 27 de agosto. Porém a mesma foi revogada por ter sido julgada parcialmente inconstitucional, pois não apresentava a grade curricular necessária para uma formação Técnica específica. Mesmo com a revogação da lei a data marcou para sempre a profissão, e em memória a essa conquista, tornou-se o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.
A nova regulamentação da profissão foi obtida com a Lei n° 6.530/78, de 12 de maio de 1978, que, além de permitir o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias, ratificou também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais – autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, vinculadas ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Aos Conselhos cabem a disciplina e fiscalização do trabalho dos profissionais que compõem a categoria.
Homenagem do Conselho ao Corretor de Imóveis em tempos de Pandemia
Todos os anos, o CRECI-ES sempre realizou grandes eventos para homenagear os profissionais e ressaltar a importância da valorização da profissão. Porém, no ano passado (2020), com o início da Pandemia do COVID 19, o CRECI-ES, seguindo as normas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para que não houvessem aglomerações a fim de evitar o contagio do vírus, o evento não foi realizado. Este ano, a pandemia ainda continua, (mesmo que em menor escala). Graças a Deus a vacina chegou para nos trazer uma “luz no fim do túnel”. A diretoria do Conselho optou por evitar as aglomerações, e tentará viabilizar eventos regionais atendendo os protocolos sanitários.
Acrescido a esses eventos, O CRECI-ES realizará uma campanha virtual intitulada: “Reconhecimento e Valorização do Corretor de Imóveis”. Durante todo o mês de agosto, os Corretores de Imóveis terão a oportunidade de participar virtualmente. Cada Corretor, no exercício de seu trabalho, enviará uma foto sua e marcará o CRECIES. Dessa forma, mostraremos o reconhecimento da categoria, além de incentivar cada vez mais o crescimento da profissão. A foto enviada vai estar nos Stories do Instagram.
O presidente Aurélio Cápua Dallapícula destaca que o objetivo da campanha é “homenagear o profissional, aproveitando o contexto da mensagem para mostrar à sociedade a verdadeira importância da contratação de um corretor de imóveis regularizado no CRECI. São 59 anos de regulamentação profissional e, atualmente os corretores do Espírito Santo têm em seu quadro, 30% de mulheres atuando no mercado imobiliário, o que nos dá muito orgulho da profissão, que tem exigido cada vez mais, capacitação e qualificação dos profissionais que nela adentram”, completou.