Visão global para ampliar relacionamentos e negócios. Em sua quarta edição só em 2012, o ciclo de eventos Corretor Global reuniu mais de 140 corretores de imóveis no auditório do CRCSC, em Florianópolis no final do mês passado, dia 28, onde foram discutidas questões relacionadas ao mercado internacional e marketing online.
A abertura ocorreu com o CEO do Redimob, Alessandro Stüpp, enfatizando que um dos objetivos do evento é apresentar estratégias para a atuação globalizada do corretor de imóveis. O presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro, reforça o trabalho da entidade para auxiliar nesta conexão com outros mercados. “Embora 64% dos corretores de imóveis brasileiros tenham curso superior, muitos ainda não conseguem se adaptar ao perfil do consumidor e atendimento”.
Mercado imobiliário na América do Sul
A conexão com outros mercados também ocorreu através da participação de palestrantes internacionais. O Presidente da Câmara Paraguaia de Empresas Imobiliárias (CAPEI), Jorge Fleitas e o diretor de Relações Internacionais da Câmara Imobiliária Uruguaia, Wilder Ananikian Bakerdijan, apresentaram um panorama do mercado imobiliário dos respectivos países. No Paraguai, diz Fleitas, a carga tributária é inferior a outros países da região. Em relação ao Uruguai, Bakerdijan afirma que o turismo tem impulsionado o mercado imobiliário do país.
O poder do MLS
O Multiple Listing Service ou MLS é uma das ferramentas que podem contribuir para ampliar conexões, na visão do vice-presidente europeu da Federação Internacional de Profissões Imobiliárias e diretor da Coldwell Banker Brasil, Vitor Patacas. “O MLS possibilita que o trabalho seja realizado em exclusividade, além de trazer estudos de viabilidade econômica e análises comparativas de mercado.”
Ferramentas digitais x corretor de imóveis
A abertura do bloco Conexão ocorreu com o presidente do CRECI-SC, Carlos Beims, que ressaltou a nova postura do corretor de imóveis no mercado. O diretor de Marketing do Secovi Florianópolis-Tubarão, Lucas Madalosso, apresentou o case do Jornal Classimóveis, há dez anos no mercado.
Com o tema: Marketing Online para o Corretor de Imóveis, o CEO do Portal VivaReal, Brian Requarth, apresentou estratégias para utilização de ferramentas como email marketing e sites. “Para um site, o corretor de imóveis deve apostar em um visual simples, com corretor online e integração de redes sociais. O email Marketing deve despertar curiosidade e ter um formato objetivo.
Encerrando a discussão sobre ferramentas online, o diretor de Marketing do Redimob, Leonardo Stuepp Jr. destacou o caso Redimob. “É preciso desenvolver o mercado através de relacionamentos e conexões. Este é um dos pilares das redes sociais”, afirma.
O evento ainda contou com o Speed Road Show, no qual as empresas Vista (especializada em softwares imobiliários) e Ibrep (Instituto Brasileiro de Educação Profissional), apresentaram produtos que visam aprimorar a atuação do corretor de imóveis.
Ao final do evento foi realizado o sorteio da Promoção: “Coldwell Banker Brasil leva você aos EUA”, cujo ganhador foi o corretor de imóveis Denilomar Alves Oliveira.
O Corretor Global contou com o patrocínio global do CIMI e IV Enbraci e Coldwell Banker, patrocínio local do Vista e Ibrep, apoio do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), apoio Internacional National Association of Realtor (NAR) e apoio institucional do CRECI-SC, Secovi-Florianópolis/Tubarão, Apemip, Cimlop e Adit; os apoiadores de mídia são VivaReal, Imobex, Suprisoft, Laguna e Bauler, Edvaldo Correa, Marketingimob, Canal do Crédito, Vista, Sistema Immobile, SOS Consultor, ImóvelClass, TV Cofeci, ClipImobiliário, Central Estratégia, Web Corretores, TV Imobiliária, Classimóveis e Sindimoveis-SC.