O ano de 2020 vai entrar para a história. Um ano complicado em meio a pandemia do Corona Vírus. O mundo todo tem se esforçado e feito a sua parte para que 2020 não deixe marcas tão terríveis em nossa memória.
No entanto, para o mercado imobiliário, 2020 não está sendo um ano tão ruim, apesar dos pesares. No momento da pandemia observamos uma queda acentuada da bolsa e isso favoreceu o investimento em imóveis, seja para revenda, após valorização, seja para aluguel. Durante a pandemia, confinadas em suas casas – e isto vale especialmente para a classe média – as pessoas começaram a perceber melhor a qualidade de suas moradias. Ou seja, muitas pessoas perceberam que, pelo contexto, seja em função de um olhar mais cuidadoso e mais atento, suas residências não eram satisfatórias, não tinham as qualidades, as funções necessárias para enfrentar os próximos anos, o que tem sido motivador para a procura de uma nova moradia.
Por isso, agora é hora de aproveitar o final do ano que está chegando. Já é possível ver as luzes de Natal enfeitar toda a cidade. Devagarzinho, o clima Natalino se espalha e começa a mostrar “a cara”.
E você corretor de imóveis, já parou para pensar que esta pode ser a sua oportunidade de “fechar o ano” com chave de ouro?
A chegada do 13º é um dos maiores auxílios para fechar a compra da casa nova; pesquisa por clientes já deve começar no último trimestre.
Geralmente, no último trimestre do ano, as pessoas já iniciam novos planos para o ano seguinte. Trocar de carro, fazer uma viagem internacional ou comprar uma casa nova. Muitos desses sonhos e promessas de Réveillon começam a se concretizar antes mesmo do dia primeiro de Janeiro; um deles é a compra de um imóvel próprio.
Pessoas que planejam as finanças e têm objetivos grandes, como comprar uma casa, passaram o ano inteiro guardando dinheiro e esperando receber o décimo terceiro salário para complementar aquela entrada que vai facilitar e muito no financiamento imobiliário. É nesse momento que o corretor de imóveis tem que estar atento e arregaçar as mangas em busca dos seus clientes, pois eles estão preparados, psicológica e financeiramente, para serem felizes proprietários de um novo imóvel.
Lembre-se que para o corretor de imóveis, essa época do ano significa: pessoas com mais tempo livre buscando por imóveis dos seus sonhos. Pode ser que talvez você nem feche negócios, mas com toda certeza, esta é uma ótima época para construir bons relacionamentos e desenvolver novas oportunidades.
Veja algumas dicas para aproveitar o mercado imobiliário neste final de ano e começar 2021 com o pé direito:
- Não se ausente por muito tempo e permaneça conectado e disponível para os clientes. Talvez o melhor seja tirar férias em outro período do ano, mas caso tire uma folga, não deixe o telefone de lado, nem se esqueça de verificar suas redes sociais e anúncios. Procure responder todas as mensagens e dúvidas o mais breve possível!
- Busque ter um relacionamento saudável e de confiança com os proprietários dos imóveis, dessa forma, ainda que alguns deles viajem ou tirem um recesso de alguns dias, poderão deixar a chave com você para que as negociações não parem e você não perca nenhuma oportunidade por falta de atendimento. Explique a eles que esse é um período de grande procura e que vale a pena manter o imóvel aberto para visitações.
- Momento de estreitar o relacionamento com os clientes antigos. Abra sua agenda de contatos e mande uma mensagem de “Boas festas”, você se mostrará presente e disponível, aumentando as chances de iniciar uma negociação. Mas lembre-se que a ideia é ser agradável, então evite mensagens diárias, do tipo “spam” ou bombardeá-los com ofertas se não for solicitado. Também deve ser algo personalizado e pertinente, para que o comprador se sinta importante. Nada de criar um grupo no Whatsapp, por exemplo, e enviar mensagens a todos de uma única vez.
- Melhore seus anúncios. Se é uma época com bastante procura, esteja preparado para ter as propostas mais atrativas. Atente-se a alguns detalhes que podem ajudar seus anúncios a se destacarem: procure escrever descrições completas, com endereço e detalhes sobre a localização do imóvel. Seja transparente em relação ao valor real da propriedade, dessa forma, só os clientes que realmente tem interesse entrarão em contato. E, por fim, use fotos boas, de alta qualidade e que deem uma noção real do espaço.
Boa sorte e boas vendas!
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação CRECI/ES