O hoje
Empresários do ramo da construção apostam na extravagância das estratégias de marketing imobiliário
Ser convidado para um jantar a 50 metros de altura, suspenso no ar por uma plataforma com guindaste a céu aberto. Criar uma frase com um roteiro sugerido para passear no Rio de Janeiro e, por isso, conseguir passagens para visitar a Cidade Maravilhosa. Esses são exemplos de iniciativas que se tornam cada vez mais tendências patrocinadas por imobiliárias e incorporadoras para fidelizar clientes.
O marketing imobiliário tem ampliado o raio de ação para estratégias cada vez mais ousadas e – por que não? – mirabolantes. “Hoje o mercado compreende empresas mais equivalentes na qualidade e nos produtos que elas vendem. É preciso abrir a cabeça na hora de brigar (com a concorrência) pelo cliente”, explica Marcelo Moreira, diretor da Construtora Moreira Ortence (CMO).
Um dos alvos desta especialidade do marketing é o segmento que a empresa busca atingir. A joint-venture Toctao Rossi lançou em Goiânia o Parque Flamboyant 56, um empreendimento de alto padrão estimado em R$ 100 milhões. Para conquistar a clientela, a construtora trouxe à capital o Dinner in The Sky, iniciativa criada em 2006, na Bélgica, que já excursionou por mais de 40 países. A estrutura montada para o “jantar nas alturas” chegou ao Brasil em 2009 e comporta 22 pessoas sentadas. Goiânia foi a quinta cidade do País a receber a ação.
Apesar da estrutura que é criada para ações como o Dinner in The Sky para chamar a atenção de maneira diferenciada, Marcelo Moreira, da CMO, avalia que a venda começa pela internet. “Você não pode abrir mão dos veículos convencionais como o rádio e a tevê, mas a internet permite a medição mais direcionada do seu potencial cliente. É possível estratificar em detalhes o perfil do cliente. Idade, sexo, profissão, renda, local onde ele mora”, enumera o diretor.
Resultado
O resultado do marketing imobiliário nem sempre é imediatamente convertido em vendas; o que não significa que investir nele seja desvantajoso. “Em toda ação, que nós fazemos existe o receio por não saber o efeito que ela vai dar. O resultado muitas vezes não vem em forma de vendas, mas na forma de imagem, porque dá status de grife ao produto”, Moreira.
A Moreira Ortence tem mais de 4 mil clientes ativos e o diretor da construtora salienta que as estratégias de marketing também funcionam para atender demandas que até os clientes mais antigos cobram. “Eles cobram respostas. Querem saber como a gente se insere nesse tipo de sociedade. No Dia das Mães, nós criamos um aplicativo no Facebook para que as pessoas postassem fotos suas com suas mães; a mais curtida foi premiada. E além disso, nós realizamos em conjunto com a Apae o teste da mamãe, que diagnostica doenças como rubéola, aids e toxoplasmose congênita.”
Campanhas que se transformam em projetos culturais também são comuns no meio para fortalecer a relação com os clientes. Um exemplo é a da imobiliária URBS que realiza um concurso de fotografia, promovido pela Conenge Construtora, para promover um empreendimento imobiliário.
A aposta de empresários do ramo da construção é de que a extravagância das estratégias se torne cada vez mais comum.