O WhatsApp é uma ferramenta moderna que ajuda muito na comunicação e, hoje em dia, é o principal meio para conversar com pessoas, independentemente da distância. Por isso, o uso do aplicativo não ficou restrito apenas a quem deseja falar com familiares e amigos, mas se estendeu para empresas e profissionais que desejam ampliar o relacionamento com os clientes e até vender mais pelo WhatsApp.
O ramo imobiliário, por sua vez, é um segmento favorável para a comunicação de corretores e clientes pelo WhatsApp. Isso porque o aplicativo permite o envio de fotos, vídeos e mensagens de texto e áudio, facilitando o contato, já que o cliente pode ver melhor os detalhes do imóvel que está interessado antes de ir visitá-lo. Assim, é possível fazer visitas mais precisas aos locais que se tem real interesse.
As vantagens de usar o WhatsApp para vender no setor imobiliário
A primeira vantagem é que o WhatsApp permite a troca de mensagens à distância e sem invadir a privacidade do seu cliente. Ele vê a mensagem quando puder e responde quando achar oportuno, diferentemente de uma ligação que pode ser inconveniente dependendo do horário e dos compromissos pessoais.
O uso desse aplicativo ainda permite que você mantenha seu cliente sempre perto de você. Ou seja, com as técnicas corretas, é possível se fazer sempre presente na vida dele e atender suas necessidades sem soar invasivo.
No setor imobiliário, ainda, há a necessidade de caprichar na qualidade de fotos e vídeos, e o WhatsApp é a ferramenta ideal para enviar essas mídias imediatamente e até conversar em instantaneamente com o cliente por chamada de vídeo, caso ele queira ver o local e ter uma noção mais precisa para tirar suas dúvidas.
Essas vantagens fazem com que o cliente possa escolher melhor os lugares que deseja visitar, poupando tempo tanto do cliente quanto do corretor.
Abaixo algumas dicas para você usar o aplicativo de maneira correta e mais fácil.
1. Tenha uma conta comercial
Ter a versão Business do WhatsApp é uma maneira de deixar seu negócio mais profissional aos olhos dos clientes, além de poder gerenciar melhor os contatos, já que o aplicativo tem recursos exclusivos para trabalho.
Com ele, é possível enviar respostas automáticas para os clientes assim que eles enviam as mensagens, organizar com etiquetas as conversas com cada cliente e até encontrar mais rápido um contato que você precisa.
2. Pergunte se pode entrar em contato pelo WhatsApp
Quando conseguir captar o contato de um cliente, sempre pergunte a ele antes se você pode enviar mensagens pelo WhatsApp. Isso demonstra mais profissionalismo e deixa o consumidor à vontade para escolher a vida de comunicação com a qual se sente mais confortável, criando uma boa relação desde o início, o que é fundamental para um resultado positivo nas vendas.
3. Entenda e seja certeiro no envio de opções
Enviar uma foto de um mesmo imóvel para uma lista de clientes de uma só vez não é uma opção quando se fala em vender mais pelo WhatsApp. O cliente sempre busca uma experiência em que o corretor preste atenção em suas necessidades. Portanto, é fundamental que as opções de imóveis enviadas sejam compatíveis com as que ele procura.
Esse cuidado ao fazer a curadoria para cada cliente demonstra essa atenção e deixa o cliente mais à vontade e confiante para fechar um negócio, sabendo que quando o corretor entrar em contato, será para apresentar um imóvel interessante.
4. Use a lista de transmissão
A lista de transmissão é um recurso onde você pode enviar conteúdo para mais de 200 pessoas com apenas um clique. Para isso, porém, é importante selecionar clientes que procuram por um mesmo tipo de imóvel e que tenham interesses semelhantes.
Usando essa lista, você ganha tempo e consegue dar atenção para a maioria deles, enviando um bom material de uma só vez para todos eles.
5. Capriche no material enviado
Escolha imagens com boa resolução, nítidas e bem focadas em cada cômodo do imóvel, destacando sempre seus diferenciais. Os vídeos também devem ter boa qualidade e de preferência ter poucos minutos de duração, apresentando um material rico, mas objetivo.
Boas imagens são fundamentais também para passar uma boa impressão ao cliente. Quanto mais elas refletirem a realidade, mais credibilidade vai passar e, assim, maiores são as chances de vender mais pelo WhatsApp.
Invista em um bom smartphone, caso for você que fotografe os imóveis e uma operadora que funcione bem na sua cidade, para poder ter sucesso nas chamadas de vídeo, caso precise realizá-las com os clientes.
6. Faça um conteúdo customizado
Em suas fotos, vídeos e mídias enviadas pelo WhatsApp, tente sempre customizar, isso inclui colocar uma marca d’água com seu logo ou nome da sua empresa, por exemplo, criar um padrão nas mensagens enviadas e até criar uma mensagem padrão com sua própria linguagem, como um recado quando entrar em férias, ou que em breve responderá à mensagem. Assim, os clientes se sentem mais seguros e amparados recebendo uma resposta imediata, mesmo que automática.
É importante criar um conteúdo exclusivo para ser enviado via WhatsApp, afinal, cada tipo de ferramenta de comunicação exige um tipo de mensagem diferente. Para este aplicativo, faça um conteúdo completo, monte imagens com legendas curtas e letras fáceis de ler, que não sejam muito pequenas.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação