Imagine a situação: depois de muito tempo procurando, o corretor finalmente encontra um imóvel que se encaixa perfeitamente nas expectativas e necessidades do seu cliente. O problema? Esse imóvel já está sob os cuidados de outra imobiliária. Como proceder?
A solução é o já conhecido “fifity”, termo usado para dividir a comissão entre corretores ou imobiliárias, que faz com que o profissional não perca a venda e ainda possa explorar novas oportunidades. O fifity é a divisão de 50% para cada parte envolvida na comissão que, normalmente, é de 6% do valor do imóvel. Essa divisão pode, inclusive, ser prevista em um acordo feito à parte do contrato.
Mas o corretor tem que ser honesto e prestar atenção: muitas vezes, os corretores se passam por clientes para tentar loclaizar o dono de um imóvel e tratar diretamente com ele, para que a divisão da comissão não seja realizada. Porém, deixamos aqui o aleta de que isso pode comprometer a reputação do profissional no mercado, pois a honestidade é imprescindível para obter o sucesso.
Após o acordo entre as duas partes ser finalizado, o valor do imóvel será definido e, consequentemente, a comissão também. Geralmente, a imobiliária prepara o contrato e faz o levantamento de todos os documentos necessários. Depois que o pagamento for realizado, o estabelecimento transfere o dinheiro para a outra imobiliária ou para o corretor autônomo. Em alguns casos, também é possível que o proprietário que vendeu o seu imóvel tranfira diretamente o valor da comissão para os corretores envolvidos.