O emprego na construção civil do País fechou 2010 batendo recorde de contratações. Ao longo do ano passado, o setor abriu mais de 319 mil novos empregos com carteira assinada.
De acordo com a pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos divulgada nesta quinta-feira (3), o nível de emprego cresceu cerca de 13%.
“O emprego recorde reforça a expectativa de que a construção teve em 2010 o melhor de seus últimos anos, com um crescimento estimado de 11% no PIB do setor”, afirma o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe. “Foi um ponto fora da curva que não deve se repetir em 2011, ano em que estimamos crescer 6%”, completa.
Com isso, conforme os dados levantados pela pesquisa, o total de empregados formais na construção civil ficou em 2,775 milhões no fim do ano passado.
Brasil
O levantamento também revela que, em 2010, o nível de emprego no setor da construção cresceu em todas as cinco regiões do País. O Nordeste foi o destaque, com alta de 23,68%
Em São Paulo
Ainda segundo o SindusCon-SP, no estado de São Paulo, o número de empregos na construção civil registrou, no ano passado, alta de 8,2%, com 56,1 mil contratações.
Na capital paulista, foram desligados cerca de 6 mil trabalhadores em dezembro. Mesmo assim, o saldo positivo ficou em mais 21 mil contratações no ano.
Fonte: InfoMoney