Desde fevereiro de 2020, quando o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no Brasil, medidas protetivas foram tomadas por governos municipais e estaduais como forma de evitar a proliferação da doença.
Nesse sentido, o mercado foi impactado como um todo, uma vez que a economia de diferentes setores ficou paralisada devido ao distanciamento social. Apesar de todo esse contexto, o futuro do mercado imobiliário é propício para os investidores, fato que o faz se destacar em um período desafiador.
O momento atual conta com preços de imóveis ainda estabilizados, pois não houve aumento significativo no mercado e a possibilidade de colocar seu recurso em um investimento seguro, saindo do risco da bolsa e de investimentos variáveis, coloca o imóvel como uma boa opção de segurança, de investimento a longo prazo, de estabilidade a médio e a longo prazo. Isso está movimentando o mercado imobiliário.
Quais as vantagens do investimento no mercado imobiliário?
1-Investimento seguro
Com a economia de todo o globo sendo impactada pelo novo coronavírus, existe a necessidade de buscar por um investimento que seja mais sólido e que traga segurança para quem aplica o seu dinheiro. Nesse sentido, diferente de outros tipos encontrados no mercado, o mercado imobiliário se destaca como uma das aplicações que menos oferecem riscos, o que garante a certeza de que terá um bom retorno a longo prazo.
Entre os motivos que contribuem para essa questão, destaca-se o fato de que o patrimônio conta com a solidez necessária para o mercado, além de ter grandes possibilidades de valorização (o que é difícil encontrar em outros contextos devido ao cenário de instabilidade econômica).
A confiança está voltando e este momento agora é propício para a compra do imóvel ou para tê-lo como investimento. Com a pandemia, o lar passou a ter um papel central na vida das famílias, e as pessoas perceberam a necessidade, inclusive, de mudar de imóvel adquirindo um maior, com um pouco mais de espaço para terem melhor qualidade de vida.
É inegável que o panorama pós-Covid colocou, na mente das pessoas, um novo cenário com relação à sua própria residência, afinal, a CASA é onde a maioria das pessoas ficou durante o isolamento. As pessoas estão redesenhando suas vidas e o mercado imobiliário é inerente a esse processo.
2-Alto valor de ativo tangível
Ativo tangível trata-se de um ativo que não é monetário, uma vez que é identificado sem substância física. Nesse caso, o mercado imobiliário também apresenta solidez, uma vez que o terreno, casa ou apartamento sempre terá valor, diferente de outros investimentos que oferecem pouco ou nenhum valor.
3-Oferece benefícios fiscais
com deduções sobre:
- juros de hipotecas;
- impostos sobre a propriedade;
- seguro;
- fluxos de caixa de propriedades de investimentos;
Para um investimento preciso no mercado imobiliário, o ideal é contar com profissionais qualificados que possam atender às suas necessidades com qualidade, além de tirar todas as dúvidas burocráticas relativas às negociações. A compra e venda de um imóvel envolve processos, pagamento de taxas, entendimentos sobre cartórios e cláusulas do contrato que merecem uma atenção especial que garanta os direitos e deveres de ambas as partes.
Sendo assim, é fundamental contactar um corretor de imóvel regularizado junto ao CRECI, pois ele é a pessoa que conhece o mercado de forma detalhada, e vai te auxiliar a sanar as dificuldades durante todas etapas. Além disso, o corretor de imóveis regularizado te auxilia com conhecimentos de mercado que permitirão uma melhor análise de quais produtos são mais indicados para o atual momento e quais são as regiões com maior potencial de crescimento.
- Fonte: Moving Imoveis
-
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES