Redimob
Para especialista, denunciar irregularidades no mercado imobiliário deve ser um costume adotado pelos profissionais.
Ética profissional é um tema debatido e polêmico em diversas atividades e no mercado imobiliário não é diferente. É comum, por vezes, encontrar aqueles que agem sorrateiramente, tentando “fisgar” clientes dos seus colegas ou os que se fazem passar por corretor imobiliário, mas não possuem credenciamento junto ao Conselho de Corretores.
O que o corretor deve fazer, denunciar ou não a atitude dos maus profissionais? O corretor de imóveis Rodrigo Barreto afirma que normalmente os corretores de imóveis denunciam aqueles que os prejudicam diretamente.
“Infelizmente ainda há os que atuam sem cuidar dos requisitos impostos pelo nosso Código, o que fortalece a descrença pela profissão. A atitude de denunciar não deve ser encarada como uma prática danosa, mas deve ser um costume para que os que estão atuando erroneamente possam agir de forma condizente com a postura que lhe exigida,” destaca, em seu blog.
O que diz o Código de Ética profissional
O Código de Ética Profissional – Resolução – COFECI N 326/92 é bem claro, e, resumidamente, diz que o corretor deve zelar pelo prestígio de sua classe; considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática que comprometam a sua dignidade; e entre outros dispositivos importantes, o corretor deve auxiliar na fiscalização. Tudo isso para que a imagem dos que atuam no mercado imobiliário seja mais valorizada e os serviços prestados sejam de maior qualidade.
Fazer parte de um grupo seleto e responsável de profissionais inclui conduta ética e de respeito por outros colegas de profissão. Confira as dicas de Rodrigo Barreto.
1) Siga o regulamento disposto no Código de Ética Profissional;
2) Zele pelo seu nome e sua postura, mesmo quando não estiver em atividade profissional;
3) Aproveite as oportunidades para se profissionalizar, fazer cursos, assistir palestras, mantendo-se sempre atualizado;
4) E, fundamentalmente, mantenha grupos de relacionamento e coleguismos com os demais profissionais do ramo.
Com esse novo perfil e mudança de atitudes o corretor poderá tornar-se bem quisto perante os clientes.