Redimob
Muitos destes imóveis vazios foram construídos antes da crise financeira de 2008 e nunca foram ocupados.
Mais de 11 milhões de casas estão vazias por toda a Europa – o suficiente para abrigar todos os sem-teto do continente duas vezes – de acordo com investigação do Jornal The Guardian em toda a união europeia.
Só na Espanha, mais de 3,4 milhões de casas estão vazias. A França e a Itália possuem 2 milhões de imóveis vazios cada uma. Na Alemanha, o número é menor: 1,8 milhão e 700 mil no Reino Unido.
Muitos destes imóveis vazios são grandes resorts construídos no boom imobiliário que antecedeu à crise financeira de 2007-2008 e nunca foram ocupados.
Gavin Smart, diretor do Instituto de Habitação do Reino Unido afirma que muitas das casas vazias poderiam facilmente ser trazidas de volta ao mercado.
Ele disse que um problema crescente eram os investidores “comprando imóveis” na esperança de lucrar com o aumento dos preços. Os valores em Londres, por exemplo, são agora 27% acima do seu pico de 2007, de acordo com o agente imobiliário Savills.
Há também um grande número de casas vazias na Irlanda, Grécia, Portugal e vários outros países, de acordo com informações apuradas pelo Guardian.