Infomoney
Nos últimos 10 anos, o número de residências para lazer e recreação cresceu mais rápido do que volume de residências utilizadas como primeira moradia, conforme mostra pesquisa do Data Popular, publicada nesta terça-feira (10).
A quantidade de casas na praia ou no campo utilizadas como segunda residência cresceu 46,45% em uma década. Já o volume de moradias fixas se expandiu 24,35% no mesmo período.
Nova classe média se destaca
Os dados mostram que, no período analisado, o Brasil ganhou 1,25 milhão de residências exclusivas para o lazer. Atualmente são 3,94 milhões de imóveis para esse fim. E é a nova classe média responsável pela maior parte dessas casas.
Dos apartamentos e casas utilizados como segunda moradia, 37,1% ou 1,460 milhão pertencem à essa classe. Outros 31,8% (1,250 mi) são da classe A e 31,1% (1,230 mi) pertencem à classe B.
Por fim, o estudo ainda revelou que as capitais que concentram os maiores percentuais de população com casa na praia ou no campo utilizada ocasionalmente como segundo lar são, na ordem, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.