Com a chegada das férias, muitas famílias buscam um lugar ideal para desfrutar de alguns dias ou até semanas de lazer e descanso. E a procura por imóveis em altas temporadas cresce a cada ano, principalmente entre o início de janeiro e o carnaval. Para realizar um bom negócio, é preciso prestar atenção em importantes detalhes para passar aos seus clientes.
Olhando na perspectiva do cliente, ele não irá alugar um imóvel às escuras, pois isso será um grande risco financeiro para ele. Portanto, a primeira informação necessária é saber se esse Corretor de Imóvel é cadastrado no CRECI. Essa informação torna a negociação segura e sem risco de fraude.
O Corretor de Imóveis cadastrado no CRECI vai disponibilizar todas as informações necessárias sobre o imóvel.
E se o cliente não tiver tempo de visitar o local?!
O Corretor deve apresentar fotos ou alguma referência desse imóvel. O cliente precisa saber também sobre o entorno do imóvel, se o local é calmo ou agitado, se há comércio perto, qual a distância do centro da cidade ou da praia mais próxima.
O cliente precisa saber sobre as despesas do imóvel além do aluguel? Sim!
Gastos como IPTU, condomínio, luz, água e gás costumam estar incluídos no preço, informe tudo isso, antes que ele assine o contrato. isso vai ajuda-lo a não ter mais gastos do que o planejado. Comunique ao seu cliente se o imóvel possui eletrodomésticos e outros itens que facilitem a sua estadia: aparelho de televisão, geladeira, fogão, utensílios de cozinha, ventilador, ar condicionado e até acesso à internet Wi-Fi.
As formas de pagamento do aluguel por temporada são livremente combinadas entre o Corretor e o inquilino.
A prática usual é que o pagamento da metade do valor total da locação seja entregue no ato da contratação e a outra metade na data de entregas das chaves. Outra opção é solicitar ainda um cheque caução para a garantia dos pagamentos de contas extras. É costume o pagamento de uma multa contratual no caso de desistência de uma das partes.
Caso o imóvel alugado fique dentro de um condomínio com piscina, sauna e outras opções de lazer, informe se ele poderá usá-los. Alguns condomínios permitem que apenas proprietários e seus familiares utilizem as áreas de lazer. Comunique também se animais de estimação são permitidos no local.
Não esqueça de checar, ainda na presença do cliente, de verificar se torneiras, descargas, chuveiros, luzes e eletrodomésticos estão funcionando. O cuidado deve ser redobrado em imóveis localizados na praia, que costumam ficar fechados por muito tempo.
Mais liberdade, maior integração com as pessoas e com o cotidiano do local estão entre as principais vantagens oferecidas por quem escolhe alugar um imóvel por temporada. Esta opção pode ser ainda mais econômica do que a hospedagem em hotéis de três estrelas, por isso, mostre ao seu cliente que abrir mão do conforto e da comodidade que só os hotéis oferecem é uma decisão importante, mas que ele poderá aproveita as férias e economizar muito mais.
Corretor de Imóveis, seu papel é essência nesse processo!
Não economize em informar e procure o melhor imóvel para seu cliente, assim ele terá férias inesquecíveis, e você, o melhor negócio!